Baião – Almoço no Restaurante Primavera

Formandos à entrada do restaurante

Neste mês de Outubro fomos almoçar ao Restaurante Primavera em Baião.

Este almoço serviu para nos proporcionar a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas UFCD´s 0632 – Acolhimento e Encaminhamento e 3315 – Nutrição e Dietética e também para comemorar os 5 aniversários que se realizaram neste mês de outubro.

Chegados ao Restaurante, fomos gentilmente recebidos pelo jovem colaborador que logo tratou de juntar as mesas para sentar o grupo e nos deixou com a lista para escolher o almoço. De seguida, recebeu os nossos pedidos e, enquanto eram confecionados, foi-nos servido o creme de legumes. O almoço foi arroz de feijão acompanhado de bifinhos grelhados e abrótea. Todos ficamos deliciados com a refeição, o arroz estava malandrinho e saboroso, a carne e peixe grelhados estavam tenros e suculentos.

Na refeição procuramos aplicar os conhecimentos do módulo de Nutrição e Dietética, fazendo uma refeição equilibrada, tendo em conta a roda dos alimentos. Assim começamos por comer sopa antes do prato principal, porque a sua base são os legumes e é pobre em gordura. O prato principal era composto por hidratos de carbono e a proteína da carne\peixe. A carne era bifinhos de frango, optando assim pela carne branca por ter menos gordura que a carne vermelha. Ambas as proteínas, carne e peixe, eram grelhadas, evitando os fritos que são muito ricos em gordura. Toda a refeição estava cozinhada de forma saudável, com reduzida quantidade de sal, pois o seu consumo excessivo está associado à hipertensão e, consequentemente, às doenças cardiovasculares pelo que deve ser consumido com moderação.

No domínio do Acolhimento e Encaminhamento, conseguimos analisar os aspetos comportamentais na função atendimento de clientes e verificamos que o colaborador do restaurante que nos atendeu tinha uma apresentação cuidada (farda limpa e asseada e boa apresentação pessoal), uma boa colocação da voz (tom e ritmo de voz moderados), uma postura prestável (assertividade) e o saber ouvir (praticava escuta ativa). Também a linguagem utlizada no atendimento foi apropriada, com clareza na exposição através do uso de expressões e palavras adequadas o que permitiu a fluência da comunicação entre nós.

No final, todos nós ficamos de barriga cheia com o almoço e agradados com o atendimento profissional do Restaurante Primavera. Esperamos lá voltar!!!

Sandra Pinto, Formadora da A2000

Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais – Baião

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