No dia 2 de janeiro de 2018, entrámos para o Curso de Auxiliar de Serviços Gerais II na A2000 (Baião), com muita ansiedade e cheios de expetativas.
Com o desenrolar da formação e com a disponibilidade e ajuda, tando dos formadores como dos outros técnicos, os nossos medos foram desaparecendo.
No ano de formação em sala, adquirimos novas competências pessoais e profissionais. Aprendemos a saber ser e a saber estar, saber fazer, a conhecer as nossas capacidades, mas também as nossas falhas e fragilidades. Foi muito bom porque partilhámos momentos de alegria, vivemos novas experiências, conhecemos novas pessoas e fizemos amizades. Mas nem tudo foi fácil… houve também momentos de tristeza e desanimo, ultrapassados com a ajuda dos colegas e da equipa da A2000 que sempre mostraram disponibilidade para nos ajudar nas dificuldades e hoje sentimo-nos mais preparados e fortes para as enfrentar.
Neste mês de março, iniciámos a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) que aumentou a nossa ansiedade e o medo de não sermos capazes. Mas vamos confiantes que, com o apoio da equipa da A2000 e com a nossa força de vontade e empenho, iremos ultrapassar as adversidades, no futuro, conseguir uma integração profissional. Para ter sucesso nesta nova etapa, os conselhos e ensinamentos da equipa A2000 vão, com certeza, ser uma mais-valia. Assim, agradecemos a toda a equipa da A2000 que nos tem vindo a acompanhar ao longo deste percurso e avançamos na certeza que podemos sempre contar com o seu apoio e orientação.
Muito Obrigado!!
Alguns testemunhos…
“Quando estava na formação em sala, andava com muitas dúvidas e incertezas como ia correr o estágio e se ia gostar (…) se iam gostar de mim, estava ansiosa para pôr em prática tudo o que aprendi!”
Andreia (Minipreço)
“Eu sempre quis ir estagiar para o Centro Hípico. Adoro animais, claro que pensava como ia correr no local de estágio…”
Samuel (Centro Hípico – Câmara Municipal de Baião)
“Eu estava ansioso, nervoso, para saber o que ia fazer. Queria aprender mais e pôr tudo em prática, o que aprendi na sala.”
Jorge (Centro Escolar de Santa Cruz do Douro – Câmara Municipal de Baião)
“Antes de ir para estágio estava com muito medo, mas fiquei muito surpreendida, porque gosto muito de lá estar (…) o estágio faz-me bem, gosto muito das minhas colegas e da Sra. Isabel.”
Sílvia (Alojamento das Caldas)
“O tempo que andei na formação foi muito bom, aprendi muito com os meus colegas e com os formadores (…) agora no estágio ainda estou mais contente, gosto do trabalho que faço e dos idosos e são todas muito simpáticas comigo.”
Manuela (CECAJUVI)
“Quando se falava do estágio, eu pensava que fosse diferente, porque nunca tinha estagiado, estou a adorar (…) estou sempre disposto a ajudar e a aprender para me tornar mais autónomo e mostrar que o que aprendi em sala não foi em vão.”
Daniel (DOLMEN)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”
Leonardo da Vinci
Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Baião)