Na UFCD 3523 – Lavandaria e Tratamento de Roupa, o curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Armamar, esteve a aprender algumas técnicas de costura à mão e à máquina.
Os objetivos desta atividade, que perdurou por três sessões, foram utilizar corretamente as técnicas básicas de costura à mão e à maquina; desenvolver a motricidade fina e promover a criatividade.
Foi uma novidade para nós, pois nunca tínhamos feito pequenos arranjos de costura e muito menos utilizado uma máquina para esse fim!
Para além disso, colocámos em prática alguns pontos básicos de costura, entre eles o alinhavo, o chuleiro, o guarnecer, o espinhado e o casear, abordados pela formadora anteriormente.
Coser botões, coser bolsos, fazer bainhas, construir bases individuais, pegas de cozinha, aventais, e sacos para o pão, foram alguns trabalhos realizados por nós.
Além disso, esta unidade deu-nos a conhecer alguns “truques do ofício”, que muitos de nós desconhecíamos, e que aqui partilhamos convosco:
Consertar assim que notar. Quanto mais tempo levamos para consertar algo, pior fica, em termos de pequenos consertos em roupas;
Estudar a roupa antes de consertá-la, para ver como fazer o cruzamento da linha nos botões com furos, como combinar a linha e os padrões de pontos originais;
Passar a ferro para preparar o tecido para uma costura mais uniforme;
Reutilizar tecidos velhos para elaborar novas peças.
Claro que existem muitos outros, mas acreditamos serem estes os fundamentais para facilitar e organizar o serviço de rouparia.
O que outrora nos provocava dor de cabeça, hoje, com a obtenção de instruções importantíssimas, já somos capazes de realizar! Acreditamos já conseguir realizar alguns trabalhos de reparação e manutenção de têxteis no nosso dia a dia.
Novas aprendizagens… novos conhecimentos!
Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II, (Armamar)