André Cardoso, de 26 anos de idade, encontra-se atualmente integrado profissionalmente na Quinta da Comba, Sabrosa.
Após terminar a escolaridade e sem perspetivas de trabalho, realizou formação profissional na APPACDM de Sabrosa, tendo concluído com êxito o curso de Jardinagem. Posteriormente foi encaminhado para o Centro de recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida de Apoio à Colocação através do Serviço de Emprego de Vila Real, tendo a APPACDM de Sabrosa e a A2000, trabalhado em parceria, de forma a incluir profissionalmente o cliente.
Neste âmbito realizou Formação Prática em Contexto de Trabalho na Quinta da Comba, entidade com quem já tinha contactado durante o curso de formação profissional. Na entidade desenvolveu tarefas relacionadas com a limpeza manual e mecânica de terrenos, carregamento e descarregamento de matérias-primas, produtos e outros materiais, colaboração na realização de podas e enxertias das videiras; apoio na realização das tarefas de desinfeção, fertilização e proteção da cultura da vinha, auxilio na aplicação de produtos fitofarmacêuticos e colheita manual das uvas e azeitona.
Ao longo desta experiência, o André revelou um desempenho satisfatório, mostrando algum interesse e motivação pelas tarefas desenvolvidas e adequada integração na equipa de trabalho. Tudo isto conduziu a uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais tendo a entidade proporcionado a sua integração profissional através da medida “Estágio Inserção” com a duração de 12 meses.
Para o André, esta integração é uma mais-valia, pois além de ter um rendimento mensal, sente-se realizado e incluído na comunidade envolvente.
Por último, o cliente agradece a toda a equipa da APPACDM e A2000 o apoio que recebeu nesta jornada.
Entidade: Quinta da Comba
Atividade: Viticultura
Concelho: Sabrosa
A Quinta da Comba, localizada em Sabrosa é propriedade do empresário, José Joaquim Dinis, há mais de 30 anos, dedicando-se esta à produção de vinho e azeite.
O primeiro contacto profissional do empresário com o cliente, ocorreu durante a formação profissional na APPACDM, tendo a entidade proporcionado uma continuidade da intervenção com o término da formação, através do CRIP, no sentido de aperfeiçoar as suas competências profissionais e efetivar a integração na entidade.
Para o Sr. Dinis, as instituições de apoio a este público são de grande importância, pois permite que os clientes estejam ocupados e integrados na comunidade envolvente. Refere ainda que lhe entristece a forma como os organismos públicos encaram estas entidades, pois são tratadas apenas como um número, não olhando para as suas dificuldades e potencialidades.
A expectativa que possuía em relação ao André foram satisfeitas. O cliente ao longo das experiências de trabalho foi evoluindo favoravelmente, realizando com maior autonomia as tarefas propostas, o que permitiu a progressão das competências e capacidades.
Após, a integração profissional, é possível constatar uma mudança positiva no André, estando mais satisfeito e envolvido.
Com esta integração profissional, a Quinta da Comba, cumpre o seu dever de responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da das condições de vida do cliente.
Ana Augusto, Técnica da A2000