Fátima Monteiro, de 39 anos, encontra-se integrada profissionalmente, desde março de 2019, na Fundação Patronato de Santo António.
Sem perspetivas de emprego, realizou formação profissional na APPACDM de Sabrosa, tendo concluído de forma satisfatória o curso de Empregada de Andares. Após a sua conclusão do curso, foi encaminhada para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida de Apoio à Colocação através do Serviço de Emprego de Vila Real, tendo a APPACDM de Sabrosa e a A2000 feito um trabalho em parceira, de forma a incluir profissionalmente a cliente.
Neste contexto, a Fátima realizou Formação Prática em Contexto de trabalho (FPCT) na Fundação Patronato de Santo António, de acordo com os interesses e expectativas manifestadas.
Na entidade realizou tarefas relacionadas com a limpeza e a lavagem de superfícies e objetos, tendo apoiado também o serviço de lavandaria e cozinha, e revelado um desempenho satisfatório, com orientação. Revelou ainda interesse e motivação pelas tarefas desenvolvidas e uma adequada na integração na equipa de trabalho existente.
Tudo isto conduziu a uma melhoria do seu desempenho pessoal e profissional, tendo a entidade proporcionado a sua integração profissional através da medida de Emprego – Contrato Emprego Inserção+ (CEI+), com a duração de 12 meses.
Para a Fátima, esta integração assumiu uma grande importância na sua vida, na medida que possuiu uma rotina diária e está integrada na comunidade, o que lhe permite “ter objetivos de vida e não estar fechada em casa”.
A cliente agradece todo o empenho e amizade dos técnicos envolvidos no seu percurso, em especial à Dr.ª Ana Augusto e à Dr.ª Fátima Fernandes.
Entidade: Fundação Patronato de Santo António
Atividade: IPSS (Idosos)
Concelho: Sabrosa
A Fundação Patronato de Santo António foi fundada pelo Sr. Dr. António Monteiro em 1941, e tem as suas instalações na Avenida General Alves Pedrosa, em Sabrosa. Possui Acordo de Cooperação para 10 clientes da resposta Social de Centro de Dia e para 49 clientes da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário. Tem ainda protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real para o PEA (Programa de Emergência Alimentar), Cantina Social para 28 beneficiários do Concelho de Sabrosa.
O primeiro contacto profissional da entidade com a Fátima ocorreu através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, nomeadamente através da medida de Apoio à Colocação.
A Diretora Técnica, Dr.ª Conceição Lapa, começa por referir que a A2000 e a APPACDM de Sabrosa têm um papel fundamental no sentido de oferecer oportunidades de formação profissional e integração no mercado de trabalho a este público-alvo. Constituindo-se uma mais-valia no seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Esta foi a primeira experiência da entidade, e não conhecendo a cliente em questão, a expectativa residia em ajudar a Fátima a integrar-se na Fundação, em primeiro lugar ao nível das relações interpessoais com todos os envolvidos.
Com o desenrolar da FPCT de forma positiva, a Fundação proporcionou-lhe uma integração profissional, ao abrigo da medida de emprego – Contrato Emprego Inserção+. Com a transição da FPCT para o CEI+, a Fátima mostrou-se mais cooperante e responsável, mostrando-se mais disponível para melhorar a execução das tarefas. No entanto, tem de ser orientada e/ou solicitada para a realização de tarefas que gosta menos.
Esta experiência é sem dúvida importante para a Fundação, garante a Dr.ª Conceição, pois o facto de trabalhar em parceria com outras instituições “ajuda-nos a crescer enquanto entidade. É sobretudo gratificante dar oportunidade a este público-alvo, que acaba por se adaptar e exercer funções necessárias ao dia a dia da instituição”.
Ana Augusto Técnica da A2000