Integração Profissional

Raquel Azevedo na Biblioteca Municipal de Mesão Frio

Raquel Azevedo, de 25 anos de idade, encontra-se vinculada, através de um contrato de trabalho por tempo indeterminado, ao Município de Mesão Frio.

Depois de dois contratos de emprego-inserção realizados um com a Câmara Municipal e outro com a Junta de Freguesia de Mesão Frio Santo André, uma candidatura a um concurso público para recrutamento de assistentes operacionais para a autarquia teve um desfecho feliz para a Raquel, que se encontra em funções desde o dia 3 de janeiro.

Integrada na Biblioteca Municipal, a nova funcionária pública fala do trabalho que desenvolve diariamente na dinamização deste espaço. “Na biblioteca, desempenho várias tarefas ligadas ao funcionamento deste espaço. Atendo e reencaminho chamadas, e participo em atividades que aqui sejam realizadas, no sentido de garantir que tudo está preparado para receber as pessoas que cá vêm. Como entrei há pouco tempo, ainda me estou a ambientar a algumas tarefas, mas até agora as coisas têm corrido bem desde que cheguei”.

Na entrevista que nos concedeu, a Raquel falou ainda da importância que a estabilidade profissional vai ter na sua vida.“Estou muito contente por poder ter um contrato mais estável e pela oportunidade que me foi dada. Agora que trabalho na Câmara, poderei ter um salário que me permite descontar para a minha reforma e que me ajuda a comprar algumas coisas que quero, sem estar a pedir ajuda aos meus pais”.

No fim da conversa, a Raquel enalteceu o trabalho da A2000 neste final feliz que foi o da sua integração.“Agradeço muito o trabalho que a associação teve comigo. Estiveram sempre muito preocupados comigo, no sentido de saber como me corria o trabalho, e tudo fizeram para que eu tivesse esta oportunidade de trabalho que desse mais estabilidade à minha vida”, concluiu.

Entidade: Biblioteca Municipal de Mesão Frio

Concelho: Mesão Frio

Para o autarca de Mesão Frio, Alberto Pereira, servir a população através de uma política permanente de proximidade é um dos eixos fundamentais da sua governação autárquica e a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade inserem-se neste trabalho.

A recente integração da Raquel nos quadros permanentes da autarquia, mais do que um exemplo de concessão de oportunidades privilegiadas de inserção profissional, é vista por Alberto Pereira como uma mais-valia para a instituição. “A Raquel foi colocada na Biblioteca Municipal, no sentido de prestar auxílio em todas as atividades que aí se realizem. Fui professor dela durante dois anos, e sei que se for acompanhada e integrada em atividades de que goste, consegue adaptar-se perfeitamente às exigências que lhe são colocadas. Neste momento, a Raquel é uma menina realizada e feliz. E é alguém que representa uma mais-valia para o município, pois sabemos aproveitar as suas potencialidades, num quadro de estabilidade profissional que contribuirá para a felicidade e o bem-estar desta jovem a partir de agora”.

Nas suas declarações, Alberto Pereira elogiou o trabalho na área social operado pela A2000, mas não deixou de incentivar os próprios beneficiários deste trabalho a lutarem pelas oportunidades de realização profissional que lhe apareçam. “A A2000 tem feito um trabalho de grande importância ao nível da integração social e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Não só ao nível da inserção social, como até na identificação de casos desconhecidos, de pessoas que viviam em situação de isolamento. Trata-se de um trabalho de eleição, que é preciso continuar. No entanto, é preciso que as pessoas trabalhem por essa integração. O Município de Mesão Frio está sempre de portas abertas para esse trabalho e para reforçar parcerias com associações como a A2000. Mas é preciso que o público-alvo destas medidas faça a sua parte, e se esforce para aproveitar as suas oportunidades”, frisou.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content