Baião – Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II – Termina o seu percurso na A2000

Formandos do curso

No dia 26 de fevereiro, o Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Baião, terminou o seu percurso de formação na A2000.

Durante o primeiro, ano os formandos realizaram formação em sala, tendo a possibilidade de adquirir, relembrar, ou melhorar as suas competências escolares, pessoais, sociais e profissionais. Este ano foi essencial para os formandos explorarem e desenvolverem as competências necessárias para no ano seguinte integrarem a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

A realização da FPCT permite, a quase todos os formandos, o primeiro contacto com o mercado do trabalho e, muitas vezes, é através desta oportunidade que conseguem alcançar o seu primeiro emprego. A integração profissional é um fator extremamente importante no desenvolvimento pessoal e na integração social de todos os cidadãos, e os nossos formandos não são exceção.

A passagem destes formandos, que agora finalizaram o seu percurso na A2000, permitiu-lhes valorizar as suas capacidades, descobrir as suas competências e lutar pelos seus sonhos!

Mas esta etapa chegou ao fim e o último dia foi repleto de sentimentos díspares: alegria por conseguirem terminar o curso com sucesso, mas também tristeza, por se despedirem de todos os profissionais que os acompanharam e apoiaram ao longo deste tempo, mas acima de tudo, pelas amizades que conseguiram construir.

No final, todas as entidades que acolheram os formandos na realização da FPCT facilitaram a sua integração profissional. Todas as integrações só foram possíveis através das medidas do IEFP, divididas em Contratos de Emprego e Inserção + e Estágios Inserção, permitindo aos formandos continuar a desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais.

A A2000 agradece a cooperação e a sensibilidade às seguintes entidades: Câmara Municipal de Baião; Centro Escolar de Santa Cruz do Douro; Centro Social de Santa Cruz do Douro; Junta de Freguesia do Grilo, OBER – Obra do Bem Estar Rural de Baião, DOLMEN – Desenvolvimento Local e Regional CRL., JSJ Sociedade Unipessoal Lda. – Minipreço de Baião e Alojamento das Caldas.

A todas estas entidades o nosso muito obrigado, pois sem elas não concretizaríamos a Nossa Missão!

Alguns testemunhos dos responsáveis da FPCT:

“O Carlos é muito humilde, prestável e responsável (…) sempre conheci o Carlos. Somos praticamente da mesma idade, o problema que passou… alterou algumas das suas capacidades, mas a educação e a simplicidade estão lá e é muito bom poder ajudar.” Hélder – Câmara Municipal de Baião/Centro Hípico


“O Jorge é um rapaz extremamente educado, teve algumas dificuldades no início do estágio, mas os meninos gostaram dele e ele adaptou-se muito bem (…). As tarefas são simples e rotineiras, e o Jorge já as faz sem qualquer dificuldade. Foi a sua primeira experiência de trabalho. Ainda bem que teve esta oportunidade.” Lurdes Ribeiro – Câmara Municipal de Baião – Centro Escolar de Santa Cruz do Douro.

“A Manuela é um doce, muito meiga para os nossos idosos” Dra. Rosana Monteiro – Centro Social de Santa Cruz do douro

“O Samuel é muito trabalhador. Ainda bem que a A2000 ajuda pessoas como o Samuel. Este trabalho é muito importante, não só pela integração profissional, mas por tudo o que fazem pelos formandos e colaboração e acompanhamento dado às entidades pelos técnicos da A2000” Joaquim Pereira – Presidente da Junta de Freguesia do Grilo

“A Sandra trouxe muita alegria a esta casa, é trabalhadora e muito inocente (…). Tem alguns problemas de autocontrolo, mas é uma alegria e todos nós gostamos muito dela.” Dra. Isabel Coutinho – OBER

“O Daniel é um exemplo de superação. Mesmo com todas as suas limitações físicas tem imensa vontade de ajudar e está sempre disponível para tudo. O trabalho da A2000 é extraordinário. A dedicação, o acompanhamento e a disponibilidade dos técnicos para os formandos e para a entidade é de louvar. É muito importante esta parceria e este trabalho social.” Lina – DOLMEN

“A Andreia é muito inocente. Apesar de todas as dificuldades é muito disponível. Nós gostamos muito dela e eu espero que ela consiga ser mais independente e mais segura. No que depender de nós, estaremos aqui para contribuir com o trabalho da A2000.” Joana Fernandes – Minipreço – Baião

“A Sílvia nunca tinha tido uma experiência de trabalho. Foi a sua primeira experiência e não foi fácil, porque não tinha hábitos de trabalho, mas aos poucos com muitas dificuldades foi-se adaptando e ao seu ritmo conseguiu aprender algumas tarefas mais simples.” Isabel Inácio – Alojamento das Caldas

Este curso decorreu em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e foi financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Goreti Alexandre , Técnica de Acompanhamento e Inserção da A2000

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content