No âmbito da UFCD de Igualdade de Oportunidades, os formandos efetuaram uma pesquisa no site www.visitbaiao.pt e entraram nos links Baião Vida Natural, Terra de Sabores, Terra Milenar, Terra de Cultura, Terra Mágica e Terra de Aventura, para explorar a diversidade cultural do Concelho e, elaborar em grande grupo, um cartaz com a diversidade cultural do Concelho.
Além disso, cada formando foi convidado a apresentar a diversidade cultural da sua freguesia nos seus vários domínios – gastronomia, arquitetura, tradições, artesanato, paisagem…
O concelho de Baião encontra-se dividido pela parte mais baixa banhada pelo Rio Douro e pela parte mais elevada do Concelho nas Serras do Marão e Serra da Aboboreira. Em todo o Concelho, predomina o vinho verde e o anho assado com batata e arroz de forno.
Na UFCD 3544 – Saúde da Pessoa Idosa-Prevenção de Problemas, um dos conteúdos abordados foi o Exercício Físico na Terceira Idade. Aqui, os formandos aprenderam que o exercício físico permite ao idoso desenvolver uma atitude positiva e dinâmica quanto à saúde e ao bem-estar e são numerosos os benefícios: melhora a aparência, a vitalidade e a atitude, ganha flexibilidade, vigor e resistência. A prática da atividade física está associada a melhorias na qualidade de vida dos idosos e obterão benefícios significativos a níveis fisiológicos, psicológicos e socioculturais. Para tal, os formandos realizaram alguns exercícios adaptados aos idosos, sentados, usando objetos do quotidiano – garrafa de água, lenço, pacote de arroz.
Também inserido nesta UFCD, os formandos tiveram a tarefa de pesquisar na Internet e elaborar em grupo uma apresentação em PowerPoint sobre a Prevenção de Acidentes na Terceira Idade. À medida que a idade avança, há uma diminuição do funcionamento dos vários órgãos e sistemas do organismo. Os idosos podem sofrer diversos tipos de acidentes quer em casa, quer na rua ou nas instituições que frequentam/onde vivem, daí ser essencial adotar medidas que tenham em atenção as características e fatores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao máximo os fatores de risco existentes em cada casa, prevenindo não só a queda, como também as suas consequências
Os formandos também deram inicio ao Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais com a Psicóloga Nídia. O treino de competências pessoais visa ajudar a desenvolver e a incrementar competências pessoais (como por exemplo, assertividade, perseverança, capacidade de resolução de problemas, gestão de conflitos, gestão de tempo, planeamento e definição de objetivos, entre outros), de forma a capacitar os nossos formandos para melhor lidar com os variados desafios e as situações-problema que enfrentam diariamente. O treino de competências pessoais é realizado ao longo de várias sessões e nessas sessões são realizados vários exercícios de reflexão pessoal e atividades dinâmicas, tal como a carta que está nesta foto que os formandos dirigiram a eles próprios.
Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Sandra Pinto, Formadora da A2000