A importância do Formador na abordagem da diversidade

Cartaz que representa a diversidade através de vários bonecos diferentes, como um em cadeira-de-rodas, desportistas, mulheres, crianças, guitarristas ou pintados com as cores do arco-íris

Atualmente na A2000 existem grupos de formação em 6 localidades (Poiares, Baião, Resende, Chaves, Armamar e Tabuaço) e a única caraterística que têm em comum é que são todos diferentes.

Percebemos imediatamente as suas diferenças se olharmos ao seu aspeto físico, (cor do cabelo, cor da pele), mas o que realmente os carateriza e torna únicos não é o aspeto físico, mas sim o seu pensamento, a sua história de vida a sua forma de estar perante a vida e as suas adversidades. Torna-se por isso essencial que o Formador esteja preparado para a abordagem da aceitação das diferenças uma vez que nem sempre essa aceitação existe dentro dos grupos de formação, mas principalmente na nossa sociedade.

O ideal é que o Formador, antes de trabalhar o assunto, esclareça três conceitos fundamentais: o que é o Preconceito (julgamento ou ideia preconcebida, a respeito de uma pessoa ou de um povo), o que é a Discriminação (quando os preconceitos são exteriorizados em atitudes ou ações que invadem os direitos das pessoas, utilizando como referência critérios injustos como idade, religião, sexo, raça, etc.) e por fim o que é o Racismo (superioridade de certa raça humana em relação às demais, características intelectuais ou morais por se considerar superior a alguém).

O Formador deve ter em mente a importância de propiciar ao Formando um ambiente que estimule o respeito pela diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, fomentando assim o espírito de coletividade. Neste sentido é muito importante que este procure estratégias que cativem a atenção dos Formandos pois a forma como vai abordar o assunto irá refletir-se na formação do caráter e do perfil pessoal dos mesmos. Estando a viver uma época de globalização é muito importante que exista esta abordagem para que o nosso futuro possa trazer a todos os indivíduos conforto e inovação.

A A2000 oferece aos Formandos o espaço físico adequado bem como os materiais, mas cabe ao Formador e a toda a equipa técnica preparar os seus formandos para uma formação voltada para a diversidade, daí a importância de estes se informarem e atualizarem para realizarem um bom trabalho que se refletirá num futuro melhor.

Graciana Coelho, Formadora A2000

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content