Este mês de maio manifestou-se repleto de novas experiências na sequência da pandemia da covid-19. No ramo de atividade da A2000 (terceiro setor) quase todas as respostas sociais, cuja atividade presencial tinha sido suspensa em março, reiniciaram gradualmente a atividade presencial com muitas alterações à forma e aos meios envolvidos! Efetivamente, a esta distância, posso agora voltar a dizer o que tantas vezes tenho dito, nestes 20 anos de percurso da A2000, “Deus está do nosso lado!”
Tivemos a audácia e a coragem da mudança para as atuais instalações – enormes – mas que hoje, graças às condições e espaço exterior inigualáveis, nos permitiu o reinício de todas as atividades com o distanciamento e a segurança que se impõem, como mandam a Direção Geral de Saúde (DGS) e as demais autoridades.
Quase um ano depois desta grande aventura, podemos dizer que tudo está a correr com muito equilíbrio, como é nosso estilo e obrigação, apesar das tempestades de dezembro/2019 e de fevereiro/2020 que quase nos levaram a cobertura dos edifícios! O certo é que, se a A2000 estivesse ainda nas instalações anteriores, jamais poderia reiniciar as atividades presenciais, precisamente por falta de espaço físico suficiente para se garantir o distanciamento e o cumprimento das normas da DGS. Deus está do nosso lado!
Todo o período de confinamento serviu também para colocar a leitura em dia, para o recolhimento e a reflexão sobre a vida, a família, os amigos, o trabalho e a solidariedade. No meio de muita leitura, a propósito de solidariedade e das inúmeras manifestações de viver para os outros gravei as seguintes duas frases que partilho convosco:
“Os rios não bebem a sua própria água; as árvores não comem os seus próprios frutos; o sol não brilha para si mesmo, e as flores não espalham a sua fragância para si próprias. Viver para os outros é uma regra da natureza… a vida é boa quando nós estamos felizes, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por nossa causa.”
“Você não é o dinheiro que tem; você não é o seu diploma, o seu currículo, nem o carro topo de gama. Você é o sorriso que entrega, a mão que estende, o abraço que dá e o amor que espalha…”
Vamos todos dar e viver mais para os outros. Vamos todos ser mais felizes! E Deus estará do nosso lado!
Somos apenas Solidariedade…
António Ribeiro, Presidente da Direção