“Dá mais valor ao Nós que ao Eu”

Enfermeiras Anabela Queirós e Ângela Pinto com formandos em sala de formação

No passado mês de junho, tivemos a visita das Enfermeiras Anabela Queirós e Ângela Pinto da UCC – Unidade de Cuidados da Comunidade de Baião, com o objetivo da realização de uma ação de sensibilização sobre o apoio domiciliário na pessoa idosa e os cuidados a prestar na prevenção de problemas de saúde.

Esta ação foi muito gratificante para nós, pois escutar na primeira pessoa profissionais de saúde que, todos os dias andam no terreno e conhecem a realidade do setor da terceira idade, mostrou-nos a realidade das dificuldades que os cuidadores formais e informais sentem ao dar este apoio e as vulnerabilidades dos próprios idosos.

Aproveitámos a presença das Enfermeiras e foi-lhes pedido que abordassem o tema da Covid-19 e os seus mecanismos de transmissão e prevenção. Para este tema, as enfermeiras realizaram uma atividade para demonstrar a facilidade de contágio do vírus, através de purpurinas que simulavam as gotículas portadoras do vírus. A enfermeira simulou um espirro para a mão que ficou cheia de gotículas, neste caso cheia de purpurinas, e cumprimentou a outra enfermeira que cumprimentou um dos nossos colegas e assim sucessivamente até todos termos sido cumprimentados. No final, todos nós tínhamos as mãos contaminadas de purpurinas. Bastava levar as mãos às vias respiratórias e o vírus entrava no nosso organismo. Este exercício exemplificou de forma muito clara a transmissão rápida e fácil da Covid-19. De seguida, passaram à explicação do procedimento de lavagem das mãos divulgada pela DGS – Direção Geral da Saúde. Utilizando umas luvas e sabão de cor, conseguimos ver todas as zonas das mãos que devem lavadas e nós repetimos todos os passos. No que toca à utilização da máscara e viseira, a enfermeira demonstrou a correta forma de utilização para uma maior eficácia preventiva.

No final, as enfermeiras mostraram-se disponíveis para responder às nossas questões e deixaram um conselho valioso para todos: “Quem tem todos os cuidados preventivos… cuida de si e dos outros… por ti, por mim, por todos”

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Ação 2 – Assistente Operacional (Baião)

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content