“A verdadeira profissão do Homem é encontrar o seu caminho para si mesmo” – Hermann Hesse.

Clientes da A2000 realizam trabalhos manuais e atividades em sala

Todos nós ambicionamos encontrar o tal caminho para nós mesmos, para a nossa essência e para aquilo que nos define.

Um caminho onde revelamos as nossas crenças, gostos, atitudes e ao longo do qual queremos alcançar sempre mais e melhor. setembro foi um mês onde percorremos parte desse caminho e onde explorámos o nosso comportamento e interesses profissionais.

Como já vem a ser hábito, o mês de setembro iniciou com a elaboração do Jornal de Parede, onde abordamos todas as nossas atividades do mês passado e que expusemos na Biblioteca Municipal com o fim de partilhar o nosso trabalho com a comunidade. E, como também já tem sido habitual, visitámos a Exposição sobre os Direitos Humanos que os nossos colegas do projeto Direito de Ser realizaram com tanto esmero e onde abordam temas tão importantes para todos nós.

Em sala, explorámos o mundo das profissões e aquelas que mais melhor se encaixam nos nossos gostos e capacidades. Para começar, realizámos um jogo de mímica no qual tivemos de imitar uma profissão para que os colegas adivinhassem. Com esta brincadeira, além de analisar o vasto universo profissional, conseguimos trabalhar a nossa atenção, expressão, memória, criatividade e motricidade. Mas os jogos dedicados à empregabilidade não se ficaram por aqui e realizámos um jogo de tabuleiro, com um dado contruído por nós e onde descobrimos novas profissões enquanto trabalhámos a interação e cooperação entre o grupo. Para terminar este âmbito mais profissional, como não poderia deixar de ser, tivemos de o tornar mais pessoal e, como tal, construímos o nosso “Eu Profissional”. Esta foi uma atividade da qual gostámos muito, pois construímos um pequeno boneco que espelhava cada um de nós, a profissão que mais se identifica connosco e sobre a qual gostaríamos de aprender mais.

Também abordámos um tema muito importante para o nosso dia-a-dia e para o saber estar em sociedade, que é a aparência e a importância da imagem que passamos para os outros. Com esta atividade de reflexão aprendemos que devemos adequar minimamente a nossa aparência às várias situações sociais em que nos encontramos e que não devemos julgar os outros, pois esses julgamentos muitas vezes não correspondem à verdade.

Para terminar o mês, abordámos ainda a comunicação com os outros e a importância de ouvirmos e sabermos ouvir. Com a realização de uma ficha e de um jogo onde demonstrávamos as várias atitudes que involuntariamente temos quando escutamos alguém aprendemos que escutar é uma excelente maneira de fazer amigos e a maioria das pessoas gostam que alguém as oiça. Ouvir é também uma forma de aprendermos muito acerca das pessoas com quem lidamos, assim como, de obter informação que nos pode ser necessária. Nem sempre é fácil, mas vimos que é muito importante escutar e respeitar o tempo dos outros.

Assim terminamos o mês de setembro, percorrida mais uma etapa deste caminho e com a certeza de que, em cada cruzamento, optamos sempre pelo melhor trajeto e conseguimos levar na mochila o essencial para chegarmos a bom porto.

Olinda Coutinho, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content