No âmbito do Plano de Ação do CLDS- 4G Murça “Milhões de Esperanças”, no passado mês de setembro foi iniciada a Atividade 12 – “Espaço Sénior” – que pretende combater alguns dos fatores de isolamento das pessoas idosas.
Para tal, são promovidas ações a vários níveis, designadamente no que diz respeito à promoção da cultura, do desporto, da saúde e da utilização das novas tecnologias. Mediante inscrição prévia, participam nesta Atividade séniores de todas as freguesias do Concelho de Murça, o que contribui para a inclusão e o envolvimento dos mesmos na comunidade.
No dia 1 de setembro, em parceria com o Centro de Cultura de Murça, foi dinamizada pelo CLDS uma tarde de cinema, com o objetivo de desenvolver, nos participantes do “Espaço Sénior”, o interesse e o gosto por esta arte. Paralelamente a esta ação, sensibilizaram-se os idosos para os seus direitos, distribuindo-se um panfleto informativo sobre os mesmos. Sendo um dos direitos, o Direito à Vida, todos os participantes séniores da Atividade 12 são, no dia do seu aniversário, presenteados com uma lembrança criada ou pela equipa, ou em contexto de Ateliers de “Artes e Ofícios” do CLDS. Assim se procuram promover os valores da vida, da comemoração e da singularidade da pessoa e da sua história de vida.
Para este objetivo contribuiu também a celebração, no dia 25 de setembro, do “Dia Mundial do Sonho”, cuja ação “Este é o meu sonho…” permitiu a partilha dos sonhos dos participantes do “Espaço Sénior” à comunidade e a sua sensibilização para a importância da valorização e dignificação dos projetos e dos sonhos dos idosos.
Encerramos o mês de setembro com o início da “Semana das TIC”, ação que visa promover a autonomia, a criatividade, o interesse pela pesquisa on-line, pela descoberta e pela inovação, por parte dos séniores. Têm-se vindo a desenvolver, no público-alvo desta Atividade 12, competências básicas de utilização das tecnologias da informação e comunicação. A atividade prolongar-se-á pelos meses vindouros, continuando as inscrições abertas.
Natália Gomes e Andreia Henrique, Técnicas do CLDS 4G “Milhões de Esperanças”