A Poesia

Imagem ilustrativa com uma pena de escrever, óculos e um manuscrito enrolado

No dia 22 de dezembro, os formandos do curso 2 – ação 2 de Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, levou a cabo várias atividades que partiram da Componente Linguagem e Comunicação sob o tema “A Poesia”.

Para isso, começámos pela recolha de várias ideias prévias dos formandos sobre o que seria para eles a “poesia”. Resultando em várias respostas como o amor, quadras, rimas, é o poeta a falar…

Mais tarde, recorrendo aos conteúdos da Componente de Matemática para a Vida “Construção de Tabelas”, elaborámos uma tabela, explorando os conceitos de coluna e linha e, com a ligação que os formandos fizeram entre poesia e rima, preenchemos a tabela com exemplos de várias rimas, relacionadas principalmente com a época festiva em que nos encontrávamos, o Natal.

Posteriormente, lemos um texto informativo sobre as caraterísticas do texto poético e, com essa aprendizagem, fizemos a análise formal do poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões, por sugestão de um formando que conhecia alguns versos. Logo depois, foram apresentados em PowerPoint alguns poetas e poetisas que marcaram a poesia portuguesa.

De seguida, em grande grupo, redigimos um soneto (forma de poema trabalhada anteriormente) sobre o Natal, ao qual fizemos a análise formal, tendo em conta a temática do poema, a estrutura, o número de versos, o número de estrofes e o tipo de rima, e tentámos determinar as sílabas métricas de cada verso.

Por fim, o poema foi passado para um cartão, ilustrado e levado para a casa de cada um, de forma a que a poesia estivesse presente na noite de Natal.

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Auxiliar de Serviços Gerais II – Tabuaço

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content