No decorrer do seu plano de ação, o CLDS 4G preconiza, através do Eixo III, o desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionado para o trabalho com populações envelhecidas.
Foi assim criada uma rede de voluntario intergeracional, que pressupõe o desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionado para o trabalho com este segmento da população.
Damos a conhecer dois dos nossos jovens voluntários, Pedro Guerra e Diogo Vilela, que contribuem com diversas atividades preparadas e sugeridas pelos mesmos, de forma a combater a solidão e a capacitar a população idosa de Murça para novas formas de comunicação.
“É extremamente gratificante integrar uma equipa social de voluntariado apoiada e dinamizada pelo CLDS Murça, onde nos promovem um ambiente informado com algumas técnicas e possíveis abordagens, para que possamos desenvolver no terreno um voluntariado frequente e de proximidade com os nossos idosos”
Pedro Guerra
“O voluntário da Divers´Idades tem que ser responsável e perceber o papel que irá desempenhar na vida do idoso. Uma falha nossa acarreta consequências na vida deles, pois fulminamos a esperança e despedaçamos o tempo que esperam pela nossa visita!
Saímos da nossa zona de conforto, questionamos realidades, acrescentamos valor a vidas com um pouco do nosso tempo.”
Diogo Vilela
Na sequência desta atividade dinamizada pelo CLDS 4G – Murça, realizar-se-ão em fevereiro as primeiras “Teentalks Murça”, em parceria com duas grandes redes de voluntariado nacionais, a “Just a Change” e “Missão País”, onde existirão trocas de experiências, metodologias, gestão de emoções e, sobretudo, o grande sentimento de solidariedade que une qualquer voluntário.
Sofia Borges,
Coordenadora CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças