Integrações Profissionais

Rui Afonso, antigo formando da A2000

O Rui Afonso é um antigo formando da A2000 que se encontra atualmente integrado na Padaria Fernandes & Fernandes, Lda., uma bem conhecida padaria da freguesia de Parada do Pinhão, no concelho de Sabrosa.

Após ter tirado o curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade na A2000, o Rui encontra-se agora a concretizar um sonho profissional, como o próprio confessa. “Desde há muito tempo que queria ser padeiro e trabalhar nesta área. Gosto deste tipo de trabalhos e de tudo o que envolve esta profissão e, por isso, sinto-me muito bem aqui, a tentar aproveitar a oportunidade que me foi dada”, começou por dizer, antes de enumerar as tarefas que realiza na empresa. “Na padaria, faço várias tarefas, desde logo no apoio à confeção e decoração de bolos e no processo de cozedura e retirada do pão do forno. Também faço todas as atividades de limpeza necessárias, como lavar os utensílios de cozinha e os equipamentos, varrer e limpar bem o chão e esvaziar os cestos do lixo para os contentores indicados”, explicou.

Outro dos aspetos sublinhados pelo Rui foi a satisfação com o ambiente de trabalho em que está inserido e os benefícios que a sua atividade profissional está a ter na sua vida. “Esta empresa é para mim quase uma família, em que sou muito bem tratado e apoiado por todos os colegas. É um trabalho de que gosto e que me ajuda a viver com outra alegria, além de me permitir pensar em cumprir certos objetivos que não tinha anteriormente possibilidade de cumprir, como tirar a carta de condução. Por isso, muito tenho a agradecer à A2000 que, além de me ter preparado bem para o mercado de trabalho, ajudou-me a encontrar a oportunidade que eu desejava”, concluiu.

Para Levi Fernandes, da Padaria Fernandes & Fernandes, Lda., a evolução das capacidades do Rui tem sido muito significativa e a satisfação com a sua prestação é grande. “Quando o Rui iniciou o seu trajeto na nossa empresa, a expectativa era mais no sentido de o ajudar a desenvolver competências. Todavia, com alguma paciência e dedicação, fomos instruindo o Rui em algumas tarefas de maneira a adaptar-se ao local onde se encontra a trabalhar. Ao longo deste período verificou-se que o Rui, com esta experiência, foi adquirindo responsabilidade, autonomia e novas amizades, sendo que desde o início sempre se relacionou bem com os colegas. Nota-se que vem para o local de trabalho satisfeito e sempre disponível para ajudar. Contudo, sentimos que ainda tem alguma dificuldade em ouvir ou interpretar certas opiniões e conselhos, tanto a nível profissional como pessoal, mas ao longo do tempo tende a melhorar”, referiu.

Para Levi Fernandes, a empresa mostra satisfação por contribuir para a integração de pessoas com deficiência ou incapacidade e garante que se trata de um processo que traz mais-valias à organização. “Sem dúvida que esta experiência é uma mais-valia para nós. Para além de nos sentirmos bem em acolher este tipo de situações, também lhes estamos a dar uma oportunidade que acima de tudo lhes dá mais autonomia. Neste caso concreto, vamos sentindo ao longo do tempo que o Rui se vai adaptando a certas tarefas que ficam à responsabilidade dele. Por algum motivo que o Rui falte, verificamos realmente a importância dele na realização dessas mesmas tarefas”, afiançou, além de elogiar o trabalho da A2000 neste trabalho de integração. “A A2000 é muito importante para o desenvolvimento deste público-alvo e, acima de tudo, abre portas para o mundo profissional. A integração no mundo do trabalho faz com que estas pessoas desenvolvam competências ao nível da interação, comunicação e relação com a comunidade em geral. Muitas das vezes este público caracteriza-se por pessoas bastante reservadas, que até se podem sentir um pouco de parte em relação à sociedade. Com este tipo de interação, tudo isso se altera e nota-se bastante a evolução ao longo do tempo, pois as pessoas ficam mais capazes”, considerou.

Gonçalo Novais e Ana Augusto, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content