MILHÕES DE ESPERANÇAS” PERFAZ PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES COM SUCESSO

Logotipo CLDS 4G Murça Milhões de Esperanças

Decorreu no passado dia 1 de setembro de 2021 a reunião da CLAS – Conselho Local de Ação Social do Município de Murça – onde foram apresentados os resultados do primeiro ano de execução do Plano de Ação do Projeto CLDS-4G Murça – Milhões de Esperanças. As entidades e instituições da Rede Social de Murça presentes puderam constatar que o Projeto Social implementado em Murça por uma equipa de cinco técnicas desde o dia 14 de julho de 2020 executou 93% das suas ações e conta já com um total de 278 participantes, divididos pelos três Eixos de Intervenção.

A equipa técnica frisou que embora concentre a sua intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas, o seu trabalho no terreno com os seus diferentes públicos-alvo tem efetivamente contribuído para o reforço da coesão social e territorial do Concelho de Murça. Para a concretização desde objetivo, destacaram-se várias ações que não só se destinaram a participantes do projeto, como também envolveram a comunidade em geral. Mencionam-se a título de exemplo as iniciativas “Um laço, Um exame”, “Natal em Rede” ou “Um anjo por casa” que, no âmbito de temáticas distintas, permitiram a criação de sinergias interpessoais e intergeracionais. Para tal, também o envolvimento das instituições e entidades do Concelho, sob a forma de parcerias, foi fundamental. Destaca-se a formalização de 48 parcerias entre estas e o CLDS, que possibilitaram ao longo deste primeiro ano de execução a criação de melhores condições para o cumprimento das metas fixadas no Plano de Ação. Regista-se uma satisfação de 92% pelos parceiros relativamente à qualidade das parcerias estabelecidas.

No que diz respeito ao Eixo I de Intervenção – Emprego, Formação e Qualificação – o Gabinete de Inserção Profissional (Murça) do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Local de Segurança Social constituíram, entre outros, parceiros estratégicos e indispensáveis à concretização de ações com o objetivo de orientar e capacitar os destinatários no sentido de aumentar a sua proatividade, tanto ao nível da procura de emprego como ao nível do empreendedorismo e criação do próprio emprego. Quanto ao Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil – e uma vez que as Atividades previstas para o mesmo envolvem a participação de crianças durante os períodos não-letivos, as parcerias com as diversas Juntas de Freguesia e o Município de Murça também se revelaram indispensáveis sobretudo no que diz respeito ao usufruto de espaços, infraestruturas, meios e recursos (piscinas, auditório, biblioteca, transportes, espaços culturais, refeições, etc.). O Eixo que norteia a Promoção do Envelhecimento Ativo e o Apoio à População Idosa também se vê reforçado por várias parcerias de entidades privadas e públicas, destacando-se as Empresas de apoio ao domicílio Geridade e Palanque de Sorrisos e a Santa Casa da Misericórdia de Murça.

Para além das entidades supramencionadas, são diariamente dinamizados pela equipa CLDS processos de mediação com os interlocutores considerados necessários à concretização dos objetivos do Projeto.

A equipa mantém-se motivada apesar de todas as alterações que a situação pandémica obrigou a pôr em prática, tendo-se privilegiado os contactos individuais e ao domicílio em detrimento das sessões em grupo e dos eventos previstos em sede de candidatura.

Foi um ano cheio de emoções e de Milhões de Esperanças!

Natália Gomes, Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content