Um ambiente de partilha e alegria, foi aquele que marcou a Festa dos Reis, que juntou uma grande moldura humana no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, no dia 14 de janeiro.
Num excelente momento de confraternização e de grande nota artística, cinco Espaços de Convívio, promovidos pela A2000, juntaram-se para mostrar que, no concelho de Santa Marta de Penaguião, o avançar da idade não é sinónimo de perda de capacidades, muito pelo contrário.
E foram várias as atividades que passaram pelo palco da festa, com o grupo de Louredo e Fornelos a exibir uma peça de teatro, o Espaço de Convívio de Fontes a levar aos presentes um momento de dança, e os momentos musicais a ficarem a cargo dos grupos de Alvações do Corgo e da União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane. Por força de imprevistos vários, o grupo de Sever não teve oportunidade de mostrar o seu trabalho, mas o empenho na preparação da peça de teatro que ia ser apresentada não deixou de merecer a gratidão dos monitores da A2000, que fizeram questão de relembrar e agradecer ao grupo por todo o trabalho feito ao longo de 2019.
À margem das atuações, houve até tempo para brilhantes sessões de declamação de poesia, e para ouvir testemunhos de vários utentes dos Espaços de Convívio da A2000, que elogiaram o carinho com que são tratados pelos colaboradores, o ambiente de amizade e convívio, e os passeios e atividades realizadas, como forma de recomendar que mais gente se junte aos Espaços de Convívio da A2000, garantindo que não se irão arrepender.
Presentes na iniciativa, Marina Teixeira, vice-presidente da A2000, e Sílvia Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, elogiaram as competências artísticas demonstradas pelos vários grupos, num bonito momento passado no Auditório do município penaguiense.
Os Espaços de Convívio da A2000 envolvem cerca de sessenta idosos, e resultam de uma parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e cinco freguesias do concelho (União de Freguesia de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane, Sever, Fontes, União de Freguesias de Louredo e Fornelos e Alvações do Corgo), que asseguraram os transportes dos utentes para este evento.