No âmbito da UFCD 3534 – Animação e Lazer, os formandos do Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Armamar tiveram a oportunidade de explorar o mundo dos jogos de interior, com um foco especial no seu papel pedagógico e recreativo. Esta unidade de formação visa proporcionar conhecimentos e habilidades fundamentais para quem pretende trabalhar na área da animação e lazer, utilizando os jogos como uma ferramenta de ensino e diversão.
Os jogos de interior são atividades recreativas que ocorrem em ambientes fechados, adaptáveis a diferentes idades e contextos. Ao contrário dos jogos ao ar livre, que dependem de fatores como o clima e o espaço disponível, os jogos de interior são praticados em locais controlados, como salas de aula, ginásios ou centros de lazer. Estes jogos podem ser físicos, cognitivos ou de estratégia, e têm um grande potencial de desenvolvimento em áreas como a coordenação motora, o trabalho em equipa e a resolução de problemas.
Os jogos pedagógicos podem ser ferramentas de ensino, em vez de serem apenas momentos de lazer. A aprendizagem pode ainda ser lúdica e interativa, e através dos jogos é possível ensinar conceitos de forma mais divertida, dinâmica e envolvente.
No decorrer da manhã, os formandos tiveram a possibilidade de realizar alguns jogos pedagógicos para desenvolver a motricidade fina, a parte cognitiva, a socialização e a concentração. Fizeram, assim: puzzles, jogos de cartas, jogos de memória, dominó, bingo e o jogo da cadeira.
Jogos de interior como os referidos anteriormente permitem que os participantes, independentemente da idade, aprendam enquanto se divertem, contribuindo para o desenvolvimento de diversas competências cognitivas e sociais.
Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sofia Barros, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.