Chegou, por fim, o último mês do ano e, com ele, vem também um turbilhão de acontecimentos para nos ajudarem a fechar 2024 da melhor forma.
O mês começou com um evento muito esperado, o Sarau Cultural realizado em Valpaços em comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência. Após semanas e semanas de árduos ensaios, chegou finalmente o grande dia e rumámos ao Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira para apresentarmos o resultado de todo o nosso empenho. O tema escolhido por nós foi Super-Heróis e, sob esse tema, apresentámos um espetáculo que apresentou várias vertentes, tais como a leitura de um poema, coreografia com luz negra, encenação e dança. Foi um espetáculo muito colorido onde tentámos passar a mensagem de que, por vezes, ficamos presos em várias crenças e acabamos por acreditar que somos todos iguais. Porém, talvez não seja assim, talvez sejamos Super-Heróis todos diferentes e cada qual com o seu superpoder. Nem sempre se torna fácil encontrarmos o nosso superpoder, mas juntos conseguimos sempre chegar mais longe. Deixamos aqui também o nosso agradecimento à APPACDM de Valpaços pela excelente organização e por toda a atenção que tiveram em tornar todo o ambiente o mais confortável para nós.
Mas este foi só o início deste mês mágico de dezembro. No seu decorrer, mantivemos as nossas atividades de trabalhos manuais, estimulação cognitiva, atividades de vida diária e, como não podia deixar de ser, as nossas atividades desportivas. Além das habituais idas à piscina e das modalidades e de Hóquei e de Boccia, pudemos ter pela primeira vez em Poiares um encontro de Walking Football, o II Encontro de Walking Football coorganizado com a Associação de Futebol de Vila Real. Aqui pudemos sentir o verdadeiro gosto da inclusão, partilhando o campo com pessoas de vários géneros e limitações, com e sem deficiência. Somos todos vistos como iguais no mesmo parâmetro desportivo. O desporto é isto, juntar várias pessoas em prol de um mesmo objetivo, fazendo sobressair as nossas capacidades e mostrando o quanto somos capazes.
Com base neste tema da superação, atendemos uma sugestão muito especial do nosso Carlitos, que quis partilhar com todo o grupo um filme que conhecia e que transmite uma mensagem muito bonita. Intitula-se “Fora de Mim” (título original: “Out of my Mind”) e relata a história de Melody Brooks, uma rapariga do sexto ano não-verbal e com paralisia cerebral. Além destas limitações, a jovem utiliza cadeira de rodas, o que dificulta o acesso às mesmas oportunidades que os seus colegas. Ao longo do filme, uma professora descobre o seu potencial, Melody é integrada no ensino regular e finalmente revela as suas capacidades. Uma história muito bonita e apreciada por todos os colegas do CAARPD.
Com o aproximar do Natal, além das habituais decorações e prendas natalícias, não poderia faltar um Bolo-Rei para acompanhar o nosso lanche e, como tal, pusemos as mãos da massa e o resultado foi um Bolo-Rei delicioso. Para juntar ainda mais diversão, fizemos também uma sessão fotográfica diferente que resultou numa montagem criativa que deu lugar a um calendário personalizado para nos preparar para o ano de 2025.
O novo ano aproxima-se e surgem com ele novos sonhos e metas. Fizemos um balanço de 2024 e idealizámos um novo futuro onde surgem passeios, dinheiro, desporto, amizade, saúde e amor como os desejos mais pedidos.
Que o ano que se avizinha chegue com muitos sonhos realizados e que consigamos acreditar nos nossos superpoderes, tornando-nos na nossa melhor versão. Que o melhor de 2024 seja o pior de 2025.
Feliz Ano Novo!
Os clientes e técnicos do CAARPD de Poiares, Peso da Régua