Nos dias 10 e 12 de dezembro, os formandos do Curso1 /ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, de Armamar participaram no Seminário “ VIDA INDEPENDENTE: perspetivas…” e no World Café sobre “A VIDA INDEPENDENTE NA PESSOA VULNERÁVEL. UMA REALIDADE?”, no âmbito do projeto cofinanciado pelo INR: MUDAT – A mudança começa em ti! O evento teve como objetivo divulgar o conceito de “Vida Independente” e sensibilizar a comunidade para o direito à liberdade de escolha, muitas vezes negligenciado no contexto da deficiência e incapacidade.
No evento do World Café sobre “A VIDA INDEPENDENTE NA PESSOA VULNERÁVEL. UMA REALIDADE?”, os formandos participaram ativamente, partilhando experiências, discutindo obstáculos e propondo soluções práticas que respondam às especificidades de cada situação, onde identificaram medidas concretas para fomentar a autonomia e autossuficiência de pessoas com deficiência.
Este momento revelou a sensibilidade e empenho do grupo em abordar a inclusão de forma humana e personalizada. A iniciativa proporcionou uma oportunidade única para os formandos explorarem uma visão mais ampla da inclusão, fortalecendo o seu papel enquanto futuros agentes de mudança. Ao refletirem sobre a autonomia e dignidade de cada pessoa, demonstraram o compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os formandos demonstraram dedicação e ideias transformadoras, reforçando que a inclusão é um caminho que se constrói com empatia e ação coletiva.
Obrigado às colegas do projeto INR: MUDAT – A mudança começa em ti!, pelo convite para participarmos nestes dois eventos que tanto nos enriqueceram e nos ajudaram a enfrentar um futuro com mais esperança!
Curso 1 – ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Raquel Santos, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.