Ser empreendedor

No âmbito da UFCD 6374 PCDI- Empreendedorismo o curso 1- Ação 3 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Armamar convidou a empresária Sara Gouveia para vir à sala de formação dar o seu testemunho sobre o seu negócio, fruto da sua veia de empreendedora.

Esta atividade teve como objetivo conhecer alguém com espirito de empreendedor,  identificar as caraterísticas de um empreendedor e reconhecer os procedimentos/ apoios de estimulo ao empreendedorismo.

Mais do que um testemunho a Sara presenteou-nos com uma lição de vida.

O sonho da Sara era ser militar e ir para Alcântara, perto de Lisboa. Mas, para não desiludir os pais decidiu ir estudar para Viseu, mais perto de Armamar e tirar o curso de Comunicação Social e mais tarde o mestrado em Marketing/ Estudos de Mercado. Esta “bagagem” de conhecimento fez desabrochar o “bichinho” do negócio e na vontade incessante de interagir e estar em contacto com pessoas.

No seu percurso profissional a Sara trabalhou como rececionista num hotel na Folgosa, foi presidente da junta da sua freguesia- Santa Cruz e paralelamente sempre ajudou os pais no negócio da fruta,

Infelizmente em 2004 foi lhe diagnosticada uma leucemia que a fez redefinir caminhos e abrandar. Mas nunca deixou de ter sonhos. Realça a importância do pensamento positivo para conseguir superar os muitos obstáculos que encontrou, mas tentou sempre adaptar-se às situações. A Sara considera-se uma sonhadora.

Assim nasceu em 2017 o “Mercadinho Douro” localizado em pleno centro da vila de Armamar. A ideia deste projeto vem da ligação desde sempre que a Sara tem com a agricultura, mais concretamente a fruticultura que é um negócio de família e a paixão pela terra falou sempre mais alto criando um projeto “ao meu gosto com o qual me identifico pela proximidade com as pessoas da terra que me viu nascer e crescer”.

No Mercadinho Douro vende um pouco de tudo mas aposta nos produtos locais e nacionais como forma de fidelizar clientes oferecendo um produto diferenciador e de qualidade, assim como um atendimento personalizado e o mais próximo possível das pessoas indo de encontro às suas necessidades e expectativas.

Tudo o que conquistou foi com muito trabalho, esforço e dedicação e acima de tudo nunca pensar em desistir.

Ainda durante a apresentação a Sara falou ao grupo de quatro ideais que acredita que são fundamentais para um empreendedor ter sucesso:

– Humildade, fazer por merecer (solidariedade, esforço, empenho, fazer tudo para sermos merecedores das oportunidades), não ter receio de ser diferente (ninguém é igual a ninguém, todos temos uma “luzinha” cá dentro) e manter sempre pensamento positivo.

Para cada um destes ideais a Sara trouxe pequenos excertos de livros que distribuiu e debateu com os formandos incentivando à participação de todos e deixando a ideia de que nunca é tarde para começar ou recomeçar, estamos sempre a tempo pois a vida é uma passagem e que tudo o que nos acontece tem um propósito.

Para terminar a sessão foi colocada a questão dos apoios a que teve de recorrer para concretizar o seu projeto. Num primeiro momento é necessário estar inscrito no Centro de Emprego na condição de desempregado para ter acesso aos apoios relacionados com o empreendedorismo nomeadamente: linha de crédito de criação do próprio negócio, o apoio na criação do projeto foi a custo zero e finalmente pediu um crédito bonificado com taxa de juros baixas e com um período de carência de dois anos conseguindo organizar as suas finanças durante este período.

A Sara é uma empreendedora com um otimismo incrível, que nos veio alimentar a alma passando uma mensagem de resiliência e positivismo.

Foi um momento incrível de partilha, de inspiração e de boas energias.

Em nome da Associação 2000 fica o agradecimento a esta empresária armamarense desejando-lhe o maior sucesso para o seu futuro.

Isabela Lima, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025
Skip to content