O Curso 1 – ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, de Poiares, apesar de estar há pouco tempo a frequentar a formação, teve um mês recheado de atividades, muitas aprendizagens e novas experiências.
Na UFCD 8853 Prestação de Cuidados Humanos Básicos – Higiene e Apresentação Pessoal, trabalhámos alguns temas relacionados com higiene básica e a privacidade e integridade do utente/cliente. Para abordar estes temas, convidámos as enfermeiras Esmeralda Mota e Inês Rodrigues que nos vieram transmitir um pouco dos seus conhecimentos sobre a importância de promover o bem-estar e a qualidade de vida, os cuidados de higiene e de conforto essenciais na rotina diária dos utentes/clientes. Dentre esses cuidados, destacam-se a hidratação corporal, a higiene oral, a higiene dos pés e mãos, a higiene facial e capilar. Todos estes aspetos têm um impacto direto na saúde física e emocional das pessoas, pois estes cuidados não só preservam a saúde física, mas também promovem a autoestima e a qualidade de vida. Ainda na mesma UFCD, recebemos a visita de Joscelina Luz, consultora de produtos de beleza que nos veio falar sobre a importância da hidratação corporal. Concluímos que esta é fundamental para manter a pele saudável, protegida e com boa aparência. Este cuidado diário traz inúmeros benefícios, entre os quais se destacam:
- à Prevenção do ressecamento e proteção da barreira cutânea: ao aplicar loções ou cremes hidratantes, a pele mantém a sua humidade natural, evitando rachaduras e descamações, especialmente em áreas mais expostas, como mãos e braços.
- à Manutenção da elasticidade e prevenção do envelhecimento precoce: a hidratação adequada ajuda a pele a manter sua flexibilidade, prevenindo a formação de rugas e linhas de expressão, retardando os sinais do envelhecimento.
Fizemos ainda nesta sessão uma demonstração e simulação dos procedimentos de como hidratar o corpo, foi muito interessante!
Ainda no âmbito da 8853- Prestação de Cuidados Humanos Básicos – Higiene e Apresentação Pessoal, fizemos uma visita às Piscinas Municipais de Santa Marta de Penaguião, para observar diversos aspetos relacionados com a manutenção, higiene e privacidade dos utentes, esta visita permitiu identificar áreas que precisam de atenção constante quanto à manutenção e higiene, além de reforçar a importância de medidas de privacidade para o bem-estar de todos os utentes.
E para terminar, na UFCD 6370PCDI – Balanço de Competências/Plano Individual de Formação, fizemos a dramatização da história “O Beijo da Palavrinha” de Mia Couto, com a ajuda da Técnica Paula Nóbrega. Esta história, rica em simbolismo e sensibilidade, foi utilizada como ferramenta de reflexão durante a formação, com o objetivo de transmitir importantes lições sobre a forma de nos relacionarmos com o outro e com nós mesmos, procurando valorizar as singularidades e o potencial de cada pessoa, promovendo uma reflexão profunda sobre como as nossas atitudes, pensamentos e emoções influenciam a nossa maneira de lidar com a vida.
Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Raquel Santos, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.