Em julho, abriu em Baião, o curso de formação profissional, Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários. Este curso é constituído 12 formandos provenientes das várias freguesias do Concelho, heterogéneos nas idades e, maioritariamente, do género feminino. O curso tem a duração de 2900 horas, distribuídas por 1800 horas de formação em sala e 1100 horas de formação prática em contexto de trabalho. Começámos por dar as boas-vindas a todos e seguimos para o acolhimento e apresentação de todos nós. Fizemos algumas dinâmicas de quebra-gelo para facilitar a comunicação e interação entre todos.
No âmbito da UFCD 3533 – Receção e acompanhamento no apoio à comunidade, os formandos percorreram a vila de Baião para explorar as várias técnicas de acolhimento de clientes. Percorreram os vários espaços públicos e privados para solicitar informações e também para efetuar compras de bens ou serviços. Todos perceberam algumas diferenças no acolhimento, nomeadamente entre os serviços públicos e privados, e todos são unânimes em concordar que o acolhimento de clientes requer um profissional simpático/amigável, disponível/prestável e educado, pois só assim consegue cativar os clientes.
Na UFCD 6370PCDI – Balanço de Competências/Plano Individual de Formação, os formandos realizaram uma visita à Biblioteca Municipal de Baião para pesquisar sobre os diversos estilos de aprendizagem. Com esta pesquisa perceberam que somos capazes de aprender de quatro formas – observar, sentir, pensar e fazer. No final, cada formando identificou aprendizagens realizadas ao longo da vida através dos diversos estilos de aprendizagem.
Novo curso, nova alegria! Os formandos estão entusiasmados com neste novo percurso formativo, motivados com estas novas aprendizagens e empenhados com estas novas atividades. A equipa da A2000, mais uma vez, dá as boas-vindas ao grupo de braços abertos e entrega um sorriso de boa sorte a todos. Que comece a aventura!!
Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.