A Magia de Junho: Santos Populares e Tradições

Os Santos Populares são uma tradição enraizada na cultura portuguesa, celebrada com grande entusiasmo e fervor por todo o país. Estas festividades têm lugar em junho e são dedicadas a três santos: Santo António, São João e São Pedro. Cada um destes santos é associado a diferentes tradições e celebrações, refletindo a rica diversidade cultural de Portugal.

Nos Espaços de Convívio da A2000 associámo-nos a esta magia e dedicámos uma boa parte de junho precisamente aos Santos Populares. Pesquisámos e ficámos a saber um pouco mais acerca de cada Santo e até de algumas curiosidades bem interessantes. Também rebuscámos na nossa memória e lembrámos algumas tradições e orações. Para além disso, arregaçámos as mangas, demos asas à nossa criatividade, e fizemos bonitos altares com caixas de cartão, onde não faltaram manjericos e quadras, sardinhas e até referências ao nosso país como o fado, o azulejo português ou até os tradicionais lenços dos namorados, afinal em junho também se festejou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O resultado final encheu-nos de orgulho e satisfação pelo que somos capazes de fazer com tão pouco. Alicerçados no mesmo tema, fizemos vários exercícios e textos nos computadores, bem como sopas de letras.

Entretanto, alguns Espaços de Convívio começaram a ter sessões de informação sobre Suporte Básico de Vida, dinamizadas por técnicos da Saúde. Dada a importância e pertinência do tema, estas sessões ocorrerão em todos os grupos desta resposta da A2000, pelo que durante o mês de julho estarão concluídas.

As danças seniores ou danças sentadas fizeram também parte das nossas sessões, tal a importância que têm para o nosso bem-estar físico, mental e social e é com alegria e atenção que todos participam ativamente nelas.

O Boccia também já nos conquistou definitivamente, pelo que treinámos bastante e até participámos em dois Torneios de Boccia Sénior organizados pela Fundação Inatel (com o apoio do Município de Sta. Marta de Penaguião), um em Mondim de Basto com a equipa do Espaço de Convívio da União de Freguesias de Louredo e Fornelos, e outro em Valpaços com uma equipa do Espaço de Convívio de Fontes. Em ambos a diversão foi uma constante, bem como o “fair play”, afinal o que conta mesmo é participar.

Como alguém um dia disse, “a velhice não é a melhor idade, como se convencionou, mas pode ser uma idade melhor (…)”. Nos Espaços de Convívio da A2000 todos os dias nos esforçamos para que assim seja.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Os Espaços de Convívio da A2000 envolvem 130 pessoas idosas e desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; e no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes; e no Concelho de Lamego na União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo; a Freguesia de Fontes e a União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Notícias Relacionadas

A A2000 transforma sonhos em vida…

10 de Setembro, 2024

Integração Profissional

10 de Setembro, 2024

Avaliação dos stakeholders da A2000

10 de Setembro, 2024
Skip to content