A Higiene da Pessoa Idosa é importante na saúde, conforto e qualidade de vida.
Este momento, precisa ser agradável tanto para o idoso quanto para o cuidador. Os idosos sentem-se muitas vezes com pouca autoestima e envergonhados, acabando por se descuidar e resistir a este processo. Torna-se indispensável neste momento a empatia e maior atenção por parte do cuidador, para fazer com que os níveis de autoestima do idoso possam subir e também para que aceite que tratem da sua higiene pessoal.
Cuidar de um idoso que está acamado, pode ser uma tarefa complexa que exige diferentes tipos de estratégias e cuidados. Os idosos acamados são frequentemente incapazes de se levantar para tarefas simples de higiene, sendo assim extremamente importante que lhes seja facilitada a manutenção de uma higiene básica adequada.
Para dar banho a um idoso na cama, devemos começar sempre pela cara e cabeça e descer pelo corpo, deixando a zona genital para o fim. Para proporcionar calor e privacidade, destapar apenas a parte do corpo que está a ser lavada.
Para quem passa longos períodos de tempo numa cama convém que esta esteja sempre limpa e cómoda, utilizar lençóis 100% algodão – evitam a transpiração do doente e podem ser lavados a altas temperaturas. No verão, colocar uma manta de algodão leve e, no inverno, um cobertor de lã. Se necessário, mudar diariamente os lençóis da cama, o colchão deve ser confortável, os lençóis devem estar bem esticados para prevenir as úlceras de pressão.
Estamos quase a terminar a UFCD 3544 – Saúde da Pessoa Idosa – Prevenção de Problemas e, depois de tudo o que aprendemos sobre o conforto e a higiene ao idoso, achámos que talvez uns exercícios mais práticos nos fossem úteis para verificar se realmente percebemos o que ministrámos sobre os cuidados aos idosos, pois só “A prática faz o mestre”! Foram sessões muito divertidas e bastante produtivas. Gostámos muito.
Curso 4 – Ação 1 – Assistente Operacional
Raquel Santos , Formadora