“Liberdade, que estais em mim, Santificado seja o vosso nome.” Miguel Torga, in ‘Diário XII’

A força de tantas preces, aliada à coragem de alguns, fizeram-se sentir, em Portugal, há precisamente 50 anos, quando, a 25 de abril de 1974, um golpe militar derrubou o regime autoritário do Estado Novo, no poder desde 1933, liderado por António de Oliveira Salazar e, posteriormente, Marcelo Caetano.

Nos Espaços de Convívio da A2000 não podíamos deixar passar esta data em vão, pelo que a registámos com conversas acerca de momentos que nos marcaram, rebuscando memórias e aferindo o que mudou com esta Revolução na vida dos portugueses, mas, principalmente, na vida das mulheres portuguesas. Palavras como “liberdade”, “igualdade”, “democracia” e “esperança” circularam nas nossas conversas com naturalidade mas com a convicção de que são valores que devemos preservar, pois são fundamentais para a sociedade portuguesa e para muitas outras ao redor do mundo, servindo como pilares para uma sociedade justa, livre e democrática.

Neste mês de abril, falámos também do Dia Mundial da Terra e tecemos algumas considerações acerca da saúde do planeta que habitamos e de como ajudar a preservá-la, relembrando atitudes e dicas sustentáveis para proteger o meio ambiente.

No âmbito do Dia Mundial da Doença de Parkinson, abordámos as possíveis causas e sintomas desta patologia, cada vez mais presente, e falámos de como devemos proceder para minorar ou retardar a sua progressão. Aliás, passámos mesmo à prática e fizemos algum exercício físico, inspirado em movimentos do quotidiano, o que nos proporcionou momentos muito agradáveis e divertidos, relembrámos algumas brincadeiras de criança como, por exemplo, o “jogo da cadeira” e fizemos algumas caminhadas, embalados pelo bom tempo com que S. Pedro nos brindou. Portanto diversão não faltou!

Entretanto trabalhámos igualmente a nossa atenção e concentração com sopas de letras e outras fichas de estimulação cognitiva, nomeadamente de cálculo matemático, jogámos ao Bingo e aprimorámos a nossa criatividade com alguns trabalhos manuais em croché.

Foi um mês rico em partilhas nos Espaços de Convívio e no qual conseguimos percepcionar o quão bom é ser livre… portanto sejamos livres, mas saibamos sê-lo todos os dias das nossas vidas.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Os Espaços de Convívio da A2000 envolvem 130 pessoas idosas e desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; e no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes; e no Concelho de Lamego na União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo; a Freguesia de Fontes e a União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Notícias Relacionadas

A2000: Uma Família que Inspira e Muda Vidas

10 de Novembro, 2024

Integração Profissional

10 de Novembro, 2024

MUDAT – A Mudança começa em ti

10 de Novembro, 2024
Skip to content