Luís Alves na empresa “SOS” Remodelações, no âmbito de um Estágio Inserção.

Luís Alves foi acompanhado na medida de Apoio à Colocação, com o intuito de encontrar um emprego ajustado às suas necessidades e especificidades. Após levantamento das suas expetativas profissionais surgiu a oportunidade de realizar uma experiência laboral na empresa “SOS Remodelações” onde pode desenvolver as suas competências profissionais. Tendo em conta o bom desempenho do Luís, a empresa decidiu integrá-lo no mercado de trabalho através de uma medida ativa de emprego destinada a pessoas com deficiência e/ou incapacidade – Estágio Inserção.

Neste sentido, o cliente refere que a sua integração laboral se tornou o fator decisivo para a mudança na sua qualidade de vida: “Aqui encontrei, não só um trabalho, mas uma família que me tem ajudado no meu dia-a-dia. Com eles consegui arranjar um lugar para viver e tenho as minhas contas todas em dia”. O Luís salienta que, durante a sua atividade profissional costuma “ajudar nas remodelações, nomeadamente, na pintura de interiores, na limpeza do espaço e em todas as tarefas necessárias e que me pedem para fazer.” Aponta que “gostava de continuar a trabalhar aqui, pois sou feliz a trabalhar, tratam-me bem e gosto de me sentir útil e acarinhado”. Manuel Tunes, Sócio-Gerente da empresa e responsável pelo estágio do Luís explana as funções do Luís dizendo: “já evoluiu muito nas tarefas que lhe são designadas, nomeadamente pinturas, reparações de telhados, colocação de loiças sanitárias, flutuantes, e ajudante de pladur.”

Para Manuel Tunes, o objetivo maior desta integração profissional passa por acreditar nas pessoas que evidenciam algumas limitações e dar-lhes valor.

Neste sentido reforça podermos ajudar as pessoas, criar nelas o valor que está escondido, valorizar a autoestima, e os resultados por vezes são surpreendentes. Elas envolvem-se no trabalho e têm uma relação com os clientes que nos surpreendem, pois passam a acreditar nelas próprias, que são úteis para as pessoas que as rodeiam.

O Sócio-Gerente reitera que a adaptação do Luís às rotinas e exigências laborais foi feita de uma forma positiva, mostrando ser responsável, pois “ele percebe que a responsabilidade que passamos para ele, cria nele a mentalidade de fazerem bem o que lhe é confiado.”

No âmbito da integração profissional do Luís, Manuel Tunes considera que as pessoas com deficiência “São seres humanos como nós, têm sentimentos iguais aos nossos, e podem ser úteis se as respeitarmos, queremos ainda mais alargar esta oportunidade a outros e fazer com essas pessoas se sintam úteis.”

O apoio fornecido pela equipa da A2000 foi entendido pelo Sócio-Gerente como um facilitador de extrema relevância, referindo o serviço prestado como Fantástico, sem a A2000 seria impossível integrá-lo no mercado de trabalho, pelo acompanhamento que fazem ele sente-se protegido e com confiança de que não está sozinho.  Continuem com este trabalho, desgastante, mas muito útil para todos.

Em jeito de apelo à integração de mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Manuel Tunes encara esta temática de forma comprometida e emotiva enfatizando: “queremos ser patrões, mas também a família que muitos não têm, comer com eles na mesma mesa, conviver. Manuel Tunes termina a sua entrevista, desafiando outras entidades a dar oportunidades aos publico mais vulneráveis: “Experimentem e verão que vale a pena ver o sorriso de alguém que acredita, a gratidão da parte deles que dinheiro algum paga.”

Fátima Teixeira, Técnica do CRIP

Notícias Relacionadas

A2000: Uma Família que Inspira e Muda Vidas

10 de Novembro, 2024

Integração Profissional

10 de Novembro, 2024

MUDAT – A Mudança começa em ti

10 de Novembro, 2024
Skip to content