No âmbito da UFCD Animação Desportiva para Públicos Diversificados o Curso 9 – Ação 1 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, teve oportunidade de realizar um conjunto de atividades com o objetivo de desenvolver capacidades motoras condicionais e coordenativas e adquirir competências relacionais através da prática desportiva.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a prática de desporto melhora a capacidade cardíaca, reduz os riscos de doença cardiovascular, ajuda a combater doenças como a diabetes ou o cancro.
O desporto é um direito de qualquer cidadão, acessível a todos, quaisquer que sejam as suas capacidades ou interesses. O desporto constitui um fator de inserção, de igualdade, de participação na vida social, de tolerância, de aceitação das diferenças e de respeito pelas regras.
Para a concretização destas atividades o grupo de formação contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Tabuaço que cedeu o salão e a Escola de Música Sol.
No salão da Junta de Freguesia foi possível a realização de alguns jogos Tradicionais como saltar à corda, o jogo do pião, jogo do galo, a macaca, cabra-cega, entre outros que fizeram alguns formandos recordar a sua infância e “viajar” no tempo voltando às brincadeiras que outrora lhes proporcionaram tantas alegrias e sorrisos.
Neste espaço foi possível ficar a conhecer as regras básicas de alguns desportos como Badminton, basquetebol, andebol, voleibol e futebol e depois praticar o que gerou muitas gargalhadas pois alguns nunca tinham experimentado.
Também tiveram oportunidade de experimentar dançar kizomba e danças folclóricas. Momentos engraçados e de muita partilha pois alguns pareciam “profissionais” e outros nem por isso!
Com a Escola de Música Sol participaram numa atividade de Dança intitulada “Danças do Mundo” onde foi possível experimentarem vários tipos de danças típicas de alguns países.
O grupo de formação participou de forma ativa e com entusiasmo nas atividades desenvolvidas nesta UFCD conseguindo perceber que a prática de desporto está relacionada com uma melhor qualidade de vida, mostrando mais interesse e preocupação com o futuro no que diz respeito à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Fica o agradecimento à Junta de Freguesia de Tabuaço pela cedência do espaço e à Escola de Música Sol pela colaboração.
Isabela Lima, Formadora