Gonçalo Carvalho
Gonçalo Carvalho, de 19 anos, residente em Vila Real, concluiu o 12º ano de escolaridade. Sem grandes perspetivas de emprego, inscreveu-se no Serviço de Emprego, que o encaminhou para ação de “Apoio à Colocação”, nomeadamente para o Centro de Recursos da A2000.
Após o levantamento de interesses e expectativas, houve a oportunidade de o cliente realizar uma experiência laboral na empresa das Águas do Interior Norte (ADIN). Nesta empresa desenvolveu tarefas relacionadas com o atendimento telefónico, acolhimento de clientes, encaminhando-os para os diferentes sectores e receção de correspondência. Desta parceria resultou um Estágio Inserção com a duração de 12 meses.
O cliente refere que a A2000 foi muito importante, quer no enquadramento na equipa de trabalho, quer no apoio às burocracias inerentes ao estágio, mas reconhece com elevada estima a disponibilidade da ADIN na sua integração.
Por sua vez, Dr. Alexandre Lopes, em nome da empresa ADIN, refere que a integração do Gonçalo decorreu de forma muito satisfatória e admite que as funções do estagiário são de elevada relevância, pelo que é essencial treinar as suas competências de forma eficaz. Refere que “os colaboradores da ADIN acolheram o Gonçalo de braços abertos, contribuindo significativamente para o seu rápido enquadramento”, revelando que a equipa demonstrou uma receção calorosa, facilitando a inclusão de Gonçalo nos processos de trabalho e no ambiente da empresa.
O responsável da entidade expressou também satisfação com o processo de integração, destacando a importância da colaboração do cliente com os outros membros da equipa. A rápida adaptação de Gonçalo é um reflexo não apenas do seu empenho, mas também do ambiente de trabalho inclusivo e solidário na ADIN. Gonçalo tem-se destacado no desempenho das suas funções, proporcionando uma abordagem profissional que tem contribuído para a eficiência dos serviços prestados pela empresa, consolidando a sua posição na equipa.
Dr. Alexandre Lopes, admite que “este sucesso na integração reforça o compromisso da ADIN na sua vertente de responsabilidade social da empresa em criar um ambiente propício ao crescimento profissional dos seus colaboradores, valorizando o capital humano”. Destaca ainda o papel positivo desempenhado pela A2000, promovendo fluidez na gestão dos processos e garantindo apoio técnico especializado, promovendo as competências profissionais do Gonçalo. Termina referindo que “esta colaboração positiva entre entidades promove a sinergia de recursos internos e externos para o alcance de objetivos de crescimento e desenvolvimento profissional inclusivos.”
Ana Augusto, Técnica do CRIP