Neste dia a A2000 foi presenteada com a visita da Srª. Secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes, acompanhada pela assessora para o PRR e pelo Sr. Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real.
A receção efetuou-se na sala de convívio / bar da instituição, com a presença de clientes, colaboradores, membros dos órgãos Sociais e convidados. Os clientes do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade) brindaram os presentes com uma bela canção da sua autoria.
De seguida a Senhora Secretária de Estado da Inclusão visitou as obras que decorrem ao abrigo do Programa PARES 3.0, em concreto quis verificar no 1º andar o Lar Residencial e as duas Residências de Autonomização e Inclusão (RAI). Saliente-se que a requalificação daquele Edifício da A2000 consubstancia, no global, 2 Lares Residenciais, 2 RAI e 1 CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão).
Seguiu-se a visita rápida ao edifício da Formação profissional e outros projetos onde, numa sala de formação a Srª. Vice-Presidente da A2000, Marina Teixeira, apresentou a fotografia do dia: 1329 sócios; 1014 clientes; 64 colaboradores; 25 parceiros estratégicos e 115 parceiros funcionais para uma zona de intervenção composta por 16 concelhos., dos quais a A2000 tem instalações em 8; Serviços Formativos e Serviços Não Formativos; projetos em execução e projetos em análise.
Nesta sequência o Sr. Presidente da A2000, António José Ribeiro, expôs a situação financeira que o Projeto PARES 3.0 envolve, pois entre a data de submissão da candidatura, o início da obra (30 de junho de 2023) e o dia de hoje, passamos por uma Pandemia e assistimos a eclosão de 2 guerras que têm impactado a economia mundial e sobremaneira a enorme inflação e taxas de juro. Por estes motivos os valores de investimento a cargo da A2000 já se aproximam de um milhão e meio de euros. Acresce a este esforço, o facto de a candidatura ao PARES não ter visto aprovada uma das RAIs que, mesmo assim, está a ser construída, correndo o risco de ficar fechada, por falta de acordo de cooperação.
A Dra. Ana Sofia Antunes, na sua intervenção, referiu que efetivamente não existem muitas entidades com o alcance e a abrangência territorial da A2000 que opera num território interior muito difícil. Relativamente à RAI que, por lapso dos serviços, não foi abrangida pela aprovação do PARES 3.0, a Srª. Secretária de Estado da Inclusão comunicou que já determinou a alteração do contrato de financiamento do Pares 3.0 para que seja incluída a 2ª RAI e assim possa beneficiar do competente Acordo de Cooperação.
O Presidente da A2000 referiu ainda a candidatura a construção de uma ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) obteve uma avaliação de 80 pontos mas, mesmo assim, não tem dotação orçamental do PRR.
Ao que a Srª. Secretária de Estado da Inclusão esclareceu que existe um número elevado de candidaturas e que, provavelmente, muitas delas não serão executadas devido às grandes alterações de preços e mesmo à falta de operadores económicos na área da construção civil. Nesta perspetiva, pode ainda a candidatura da A2000 ser “repescada” na hierarquia da aprovação.
Relativamente à recente candidatura a PROCOOP, para o estabelecimento da resposta social CAARPD nos concelhos de Tabuaço e Armamar, aquela Responsável Governativa referiu que a análise e projetos de decisão estão para breve.
Apesar da visita, ter sido preparada em apenas 2 dias e de tudo ter sido efetuado em contrarrelógio, correu muito bem, tendo sido uma manhã muito positiva. A A2000 agradece reconhecidamente à Srª. Secretária de Estado da Inclusão e ao Sr. Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real.
A A2000 agradece ainda a presença dos autarcas do Concelho de Santa Marta de Penaguião (Vice-Presidente da Câmara, Drª. Silvia Silva; Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Daniel Santos; e Presidente da Freguesia de Sever, Sr. José Manuel); e dos autarcas do Concelho de Peso da Régua (Presidente da assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Poiares e Canelas, Sr. Luis Pereira; e Presidente da Freguesia da União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, Drª. Fátima Teixeira). Foram convidados os autarcas do município de Peso da Régua e dos municípios e freguesias vizinhas, mas dado que tudo foi em cima da hora, a maior parte já tinha assumido compromissos inadiáveis.
António Ribeiro, Presidente da Direção da A2000