No âmbito da UFCD 3522APCDI- Tratamento de Plantas e Animais, o grupo de formação do curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, foi visitar o Canil Municipal localizado nesta vila.
Esta visita teve como objetivo conhecer e aplicar as regras básicas de tratamento de animais domésticos e foi também uma forma de comemorar o Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro.
Assim, numa manhã quente de outono, o grupo preparou-se para uma caminhada de cerca de 2 quilómetros: roupa e calçado confortável, água e boa disposição. Respirar o ar puro da serra, observar a paisagem em redor e deliciar-se com os aromas de outono foram motivo de admiração e registo fotográfico.
Chegados ao destino, fomos recebidos pela funcionária do Canil Municipal Susana Ferreira que fez uma breve explicação do seu funcionamento e realizou uma visita guiada pelo abrigo. Todos tiveram oportunidade de interagir com alguns dos animais e conhecer as suas histórias de vida.
Este local existe há 16 anos e, neste momento, dá abrigo a cerca de 90 animais que são recolhidos principalmente por duas razões: abandono e vítimas de maus-tratos.
Para além do apoio da junta de freguesia de Tabuaço, conta com a ajuda de uma equipa de voluntários designado “Amigo mais fiel” que, para além de ajudar no tratamento destes animais (alimentação e higiene quer dos animais quer do espaço), também realiza peditórios para angariar dinheiro, principalmente para ração, principal necessidade do canil.
A funcionária alertou ainda para o facto da importância da adoção responsável e no impacto que esta ação pode ter, ou não, no futuro feliz destes animais e explicou os requisitos a cumprir a quem estiver interessado em adotar um animal.
Neste momento, a maior preocupação é o número crescente de animais acolhidos e a dificuldade que no futuro possam enfrentar ao nível da sua alimentação e cuidado.
Foi uma manhã repleta de latidos e lambidelas. O grupo saiu de coração cheio e mais consciente e com a promessa de voltar em breve para visitar estes patudos.
Agradecemos a colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e da funcionária Susana Rodrigues pela sua disponibilidade e esclarecimentos.
Isabela Lima, Formadora