Após um mês de descanso e de excessos, nada melhor que regressar e começar a praticar exercício físico, para melhor qualidade de vida, seja física ou mental. Desde julho temos vindo a praticar exercício físico na UFCD de Animação Desportiva para Públicos Diversificados, tendo a oportunidade de experimentar várias modalidades de desporto, entre o futebol, o basquetebol, o boccia, o hóquei e muito mais.
Cada vez mais temos a consciência que a prática de exercício físico é essencial para o dia a dia de um individuo e para que a nossa saúde seja mais fortificada e mais sã. Temos vindo a aprender que as atividades físicas estimulam a produção e a liberação de endorfina, que é uma hormona produzida pela glândula hipófise no cérebro, que tem ação analgésica no corpo, o que ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental. Além disso, quando realizadas regularmente, as atividades físicas ajudam a aumentar o relaxamento, a melhorar a sensação de prazer, o humor, a autoconfiança e a autoestima, o que promove uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar. Principalmente nas pessoas ansiosas ou deprimidas, e que geralmente têm problemas para dormir, as atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono, permitindo que a pessoa adormeça mais rápido e com um sono mais profundo e reparador.
O facto é que, desde o momento que nos começámos a tornar mais ativos e a praticar exercício físico, temos notado uma maior qualidade de vida no nosso dia-a-dia, apesar de inicialmente não ter sido muito fácil, pois as dores musculares ressentiram-se.
Continuamos com motivação para que nos próximos meses continuemos nesta dinâmica e a cuidar cada vez melhor da nossa saúde, pois seguimos este lema: “O corpo consegue o que a mente acredita!”.
Curso 7 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marlene Azevedo, Formadora