EPA – Empowerment, Participação e Autorrepresentação

Num mundo onde os desafios sociais são complexos e multifacetados, o Projeto EPA – Empowerment, Participação e Autorrepresentação é um exemplo brilhante de como a ação coletiva e a participação ativa podem gerar mudanças significativas. Os clientes da A2000 estão a tornar-se agentes de transformação, adquirindo capacidades e dotando os outros em seu redor.

Após meses de trabalho, os participantes do EPA – projeto cofinanciado pelo INR, I.P. – deram mais um passo importante em direção à transformação das suas comunidades. Recentemente, eles tiveram a oportunidade de apresentar o seu projeto inovador nas Assembleias Municipais de Peso da Régua, de Armamar e de Tabuaço, levando as suas vozes diretamente aos líderes locais e representantes políticos destes 3 concelhos.

A ida às Assembleias Municipais dos 3 concelhos representou um marco significativo para o projeto EPA pois, permitiu aos clientes partilhar as suas ideias, objetivos e realizações com os tomadores de decisão. Com entusiasmo e determinação, eles destacaram a importância do empowerment, da participação e da autorrepresentação na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Durante as apresentações, os clientes falaram sobre o que têm vindo a trabalhar ao longo destes meses através de um vídeo e ainda partilharam os objetivos do projeto, nomeadamente a ida à Assembleia da República e a criação de Balcões de Inclusão nos concelhos.

A recetividade por parte dos membros das Assembleias Municipais superou as expetativas que se traduziu no reconhecimento do valor do trabalho realizado pelos participantes do EPA. Muitos expressaram seu apoio e compromisso em colaborar com o projeto EPA, fortalecendo ainda mais as parcerias entre os participantes e as autoridades locais.

A participação nas Assembleias Municipais também serviu como um momento de inspiração para os participantes envolvidos no projeto, na medida em que estes puderam vivenciar em primeira mão o poder da sua voz e da sua capacidade de influenciar as decisões políticas. Esta experiência foi um marco muito positivo nas suas memórias graças à participação ativa na comunidade, realçando a importância que eles podem ter na mesma apesar das suas dificuldades.

O projeto EPA é um exemplo de como todas as pessoas podem ser protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa.

Técnicas do projeto EPA

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content