No dia 1 de junho de 2023, os formandos do Curso 6 – ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, no âmbito da UFCD 3531APCDI – Produção Alimentar – mise-en-place, realizaram uma visita de estudo ao Hotel – Casino de Chaves.
Esta visita teve como objetivos reconhecer como se realiza o mise-en-place básico (diariamente) e em algumas situações especiais (como eventos e espetáculos) e também observar como se faz a preparação e o arranjo das mesas e tabuleiros. Na sala do pequeno-almoço, verificámos que o mise-en-place era simples, as mesas apenas tinham guardanapos de papel, faca e garfo de sobremesa, a restante loiça estava repartida em armários e os clientes podiam-se servir. O buffet de pequeno-almoço era no centro da sala e recheado de vários tipos de iguarias. Na sala dos almoços/jantares, o mise-en-place tinha os talheres das entradas, de carne e da sobremesa, o guardanapo de pano dobrado de forma simples, o prato do pão e respetiva espátula e os copos de água e vinho tinto, sendo este substituído caso o cliente preferisse vinho branco, tal como os talheres de carne pelos de peixe. O serviço de almoço tem uma ementa específica, estipulada pelo Chef, sendo alterada todos os dias. Pode-se também optar por snacks. O serviço de jantar é sempre à carta. Explicaram-nos ainda que, todo o serviço de piscina tem de ser realizado com loiça de acrílico. A decoração das mesas, varia conforme os eventos e as estações do ano.
Tivemos também a oportunidade de conhecer a cozinha, onde vimos o almoço a ser confecionado, vimos o elevador que transporta a comida para os outros pisos e os carrinhos que são utilizados para o serviço de quartos.
De seguida fomos guiados até ao economato onde estão armazenados todos os produtos (bebidas / papelaria / higiene / mercearia) que são necessários para o funcionamento do hotel.
Gostámos muito da visita e de conhecer como é realizado o mise-en-place no hotel. Agradecemos ao Sr. Luis Ferreira que nos acompanhou na visita e nos explicou como tudo se processa e assim conseguimos perceber melhor todos os conceitos teóricos que aprendemos em sala.
Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários,
Raquel Santos, Formadora