Nos dias 22 e 29 de junho o projeto InReDe – Incluir pela Recreação e Desporto, cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação, materializou-se em dois eventos culturais e desportivos que envolveu 111 atletas e 37 acompanhantes, provenientes de 15 entidades da região norte:
Baião (Sta. Casa da Misericórdia – CACI’s de Chavães e Mesquinhata), Bragança (Sta. Casa da Misericórdia – CEE; APADI; C.S.P. dos Santos Mártires); Boticas (Sta. Casa da Misericórdia – CADAT); Valpaços (APPACDM de Valpaços); Moimenta da Beira (ARTENAVE); Viseu (APPACDMViseu); Resende (Sta. Casa da Misericórdia – Lar Residencial), Bragança (ASCUDT); Marco de Canaveses (CERCI MARCO, CACI de Alpendurada e CACI de Avessadas); Vila Pouca de Aguiar ( CACI do Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves); Maia (APPACDM MAIA), Valdigem (Espaço de Convívio, dinamizado pela A2000), de Murça (CAARPD promovido pela A2000) e de Peso da Régua (CAARPD promovido pela A2000).
Dando voz ao 30º Direito – “Direito à participação na vida cultural, no lazer e no desporto” – da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em vigor em Portugal, desde 23/10/2009 – o InReDe pretende:
– Envolver a comunidade, divulgando e dignificando a presença das PCDI nos espaços desportivos, culturais e recreativos
– Sensibilizar os dirigentes associativos (IPSS’s e organismos desportivos) para o trabalho em rede, por forma a proporcionarem mais oportunidades de prática desportiva, socialização e vivências enriquecedoras às PCDI’s, através do trabalho em rede.
Nos dias 22 e 29 as atividades realizadas consistiram numa visita guiada pelo Museu do Douro, em Peso da Régua, pela manhã; almoço na sede da A2000 e participação em Torneios de Boccia e de Polybat, de tarde.
No dia 22 os principais classificados foram:
– Torneio de Polybat sentado ganhou: Isidro Ubaldo da APADI – Bragança.
– Torneio de Polybat de pé os atletas classificados foram:
1º Classificado – Fernando Amaral da ARTENAVE – Moimenta da Beira
2º Classificado – Marisa Borges – Sta. Casa da Misericórdia de Bragança – CEE
3º Classificado – Sílvio Teixeira – Sta. Casa da Misericórdia de Boticas – CADAT
– Torneio de Boccia, as equipas classificadas foram:
1º Classificado – ARTENAVE – Moimenta da Beira
2º Classificado – APPACDMViseu
3º Classificado – Sta. Casa da Misericórdia de Bragança – CEE
4º Classificado – APADI – Bragança
No dia 29 os principais classificados foram:
– Torneio de Polybat de pé os atletas classificados foram:
1º Classificado – Marco Resende – Sta. Casa da Misericórdia de Resende.
2º Classificado – Hermes Lopes – ASCUDT de Bragança
3º Classificado – Helena Sacramento – APPACDM da Maia
– Torneio de Boccia, as equipas classificadas foram:
1º Classificado – A2000 – CAARPD de Peso da Régua
2º Classificado – CERCIMARCO – CACI de Alpendurada
3º Classificado – CACI do CACI do Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves, de Vila Pouca de Aguiar
4º Classificado – CERCIMARCO – CACI de Avessadas
Ambos os dias terminaram com um lanche e, pelas reações recolhidas o balanço foi muito positivo e os atletas mostraram-se bastante felizes!
No dia 29 de junho tivemos a presença do Presidente da ANDDI-Portugal – Eng.º José Costa Pereira – e do Diretor Técnico da ANDDI-Portugal – Dr. António Pereira – que, encantados pelo espaço desportivo da A2000 disponibilizaram-se para avaliar a possibilidade de realizar provas nacionais na sede da A2000, o que colocaria Trás-os-Montes na rota do desporto adaptado.
Em ambos os dias contamos com a presença do senhor Vereador da Ação Social do Município de Peso da Régua – Dr. Eduardo Pinto – que que se mostrou sensibilizado para a questão da inclusão pelo desporto.
Ficam os agradecimentos ao Museu do Douro que muito bem nos recebeu e elogiamos também as entidades participantes (seus Dirigentes e seus Colaboradores) pelo esforço em proporcionar aos seus clientes oportunidades de interagirem e exercerem a sua cidadania.
Técnicas do Projeto InReDe