No mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala em abril, nós, os formandos do Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional de Resende, participámos na Ação de Sensibilização “Maus Tratos na Infância: Melhor conhecer, para melhor intervir” que decorreu no Auditório Municipal de Resende.
A ação foi organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e teve como orador convidado o Psicólogo Júlio Monteiro, membro da CPCJ de Resende e representante do IEFP. A participação nesta ação de sensibilização enquadra-se na UFCD 9636 – Segurança e Prevenção de Acidentes com Crianças e Jovens e teve como objetivos explorar os maus tratos nas crianças e jovens, mais concretamente, os tipos de abusos – físico, emocional, sexual e negligência – os fatores de risco e os fatores protetores, a forma de atuação perante a suspeita de maus tratos e as formas de prevenção dos maus tratos. No final, foi aberto um espaço de discussão e, neste momento, alguns de nós colocámos questões e partilhámos experiências e opiniões, criando um momento de partilha e debate entre todos.
Todos ficámos satisfeitos com a participação na ação de sensibilização, mas conscientes que os números apresentados estão aquém da realidade, pois continuam a existir muitas situações de maus tratos que não são denunciadas.
Curso 3- Ação 1 – Assistente Operacional
Sandra Pinto e Goreti Alexandre, formadoras
Nós, o Curso 13 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, também tivemos a nossa visita na UFCD 3522 – Tratamento de Plantas e Animais aos Viveiros do Campo.
O objetivo desta visita foi aumentar os nossos conhecimentos sobre os vários tipos de plantas – interior e exterior – e os cuidados a ter com as mesmas. Fomos recebidos pela colaboradora Manuela que nos fez uma visita guiada pelo espaço e nos mostrou os vários tipos de plantas – plantas de interior, de exterior, plantas hortícolas, árvores de fruto, plantas exóticas – as suas caraterísticas e os cuidados a ter. Também nos explicou quais as plantas mais resistentes e as mais adequadas para cada tipo de espaço e condições ambientais – luz, temperatura, humidade, exposição solar. Ficámos muito satisfeitos com a visita porque aumentámos os nossos conhecimentos sobre as plantas e o tratamento de plantas para um crescimento saudável, conhecimentos que podemos aplicar nas plantas que temos em casa.
Para terminar o mês, os dois grupos de formação visitaram, na companhia das Formadoras Sandra e Goreti, a Feira das Culturas que decorreu na Escola Secundária de Resende.
Nós, os formandos Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional, indo de encontro à UFCD 3332 – Confeção de Alimentos, dedicámos especial atenção à parte gastronómica da feira, onde tivemos a oportunidade de visitar as barraquinhas e apreciar os pratos típicos de alguns países – Alemanha, Itália, Suécia, Bélica, Holanda, França e Espanha.
Nós, os formandos do Curso 13 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, dedicámos especial atenção aos jogos tradicionais, no âmbito da UFCD 6370 – Balanço de Competências, explorando as memórias da nossa infância, os nossos interesses e preferências e as nossas aprendizagens informais. Com esta atividade percebemos que, sem dúvida, existem experiências de vida marcantes e aprendizagens que realizamos e que ficam para a vida toda.
Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional
Curso 13- Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto e Goreti Alexandre, formadoras