Dia 31 de março realizou-se na sede da A2000 a Assembleia-Geral Ordinária em regime misto (presencial e através da plataforma Zoom para sócios, clientes e colaboradores) para apresentação e aprovação do Relatório e Contas de Gerência 2022. Este documento também reúne informação de avaliação dos indicadores expressos no Plano Estratégico 2020-2023.
Nos dois últimos anos constatou-se que a lista de indicadores teria que ser atualizada, bem como as suas taxas, o que se realizou. Assim no atual Relatório e Contas já estão atualizados os indicadores e as taxas, mantendo-se o enquadramento no Sistema de Gestão da Qualidade.
Neste ano de 2022, no 1º semestre, a Pandemia COVID-19 ainda teve algum impacto negativo no desenrolar dos serviços: houve um confinamento obrigatório e alguns confinamentos de técnicos e clientes por profilaxia ou por terem contraído a doença COVID-19, mas no 2º semestre já tudo voltou à “normalidade” e as atividades em grande grupo e no exterior já se puderam executar.
O Plano Estratégico para melhor enquadramento das várias componentes organizacionais estabeleceu um esquema, o qual se apresenta aqui, para melhor compreensão da estrutura deste Relatório que tem de responder ao sistema de qualidade EQUASS (European Quality Assurance for Social Services):
Este esquema revela que o desempenho organizacional se enquadrou em três vertentes, apresentadas por esta ordem porque facilita o descritivo, o qual resumidamente se carateriza da seguinte forma:
1. Clientes e Serviços
Estas duas vertentes aparecem juntas, porque como os serviços são de foro social, o cliente é peça fundamental e indissociável da prestação do serviço.
A vertente Clientes abrange o cliente no seu todo, mas principalmente a satisfação das necessidades identificadas por este, procurando a organização que melhor lhe proporciona um aumento de valor, seja na inclusão ou noutro qualquer aspeto da qualidade de vida.
A vertente Serviços engloba todos os processos internos e sua melhoria contínua, garantindo que as respostas proporcionadas tenham cada vez maior eficácia e eficiência e satisfaçam os clientes.
Sendo a A2000 uma IPSS, os serviços existem para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e proporcionar-lhes mais valias; por sua vez, os clientes são fator de desenvolvimento dos serviços, graças ao seu feedback e participação contínua, ou seja, estas duas vertentes são bastante indissociáveis, pelo que neste documento se optou por abordá-las juntas.
Assim, o Relatório e Contas compila as taxas de execução e resultados dos objetivos previstos no Programa de Ação e Orçamento, as quais se distribuem pelos diversos serviços, como a seguir se descreve:
1.1. SERVIÇOS FORMATIVOS
a) Formação Profissional – Qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade envolveu as modalidades de formação inicial e formação contínua e decorreram 2 projetos em simultâneo (POISE-03-4229-FSE-000283 e POISE-03-42I5-FSE-000028) em 6 locais: Peso da Régua (sede da A2000), Baião, Resende, Chaves, Tabuaço e Armamar.
No seu conjunto, os serviços formativos envolveram:
– 242 formandos;
– 18014 horas de formação ministradas;
– um volume de 183537 horas, nos 2 projetos;
b) Formação Pedagógica Inicial de Formadores – decorreu um curso de 96 horas que envolveu 15 formandos, obtendo um volume de 1349,5 horas.
1.2. SERVIÇOS NÃO FORMATIVOS
Intervenção Precoce na Infância (IPI): o Acordo de Cooperação com a Segurança Social é para 30 crianças dos 0 aos 6 anos de idade, mas os técnicos da A2000 tiveram a gestão de caso de 52 crianças e seus familiares e participaram com os restantes elementos da ELI no serviço prestado às crianças de 4 concelhos (Peso da Régua, Mesão Frio, Sta. Marta de Penaguião e Mondim de Basto).
Espaços de Convívio (EC): envolveu os Espaços de Convívio em cinco freguesias do concelho de Sta. Marta de Penaguião (Fontes, Sever, União de Freguesias de Louredo e Fornelos, União de Freguesias de Lobrigos e Sanhoane, Alvações do Corgo); duas freguesias do concelho de Peso da Régua (União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas) e uma do concelho de Lamego (União de Parada de Bispo e Valdigem), com ações diversas, para 132 idosos.
Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP): envolveu 3 Medidas do IEFP e abrangeu 211 pessoas, das quais terminaram o serviço 133.
Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social (CAARPD): que é uma resposta social, com Acordo de Cooperação para 75 pessoas, envolveu duas modalidades – “Atendimento e Acompanhamento” e “Reabilitação Social” – e abrangeu 90 pessoas.
Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que envolveu 1 projeto – “Se tu fosses eu?” – o qual decorreu em 3 concelhos – Armamar, Murça e Tabuaço – tendo envolvido 31 pessoas.
Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças): que decorreu em Murça e envolveu ações em 14 atividades dos seus 3 eixos. Abrangeu 183 participantes (crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência).
Centro de Recursos para a Inclusão (Ministério da Educação): iniciou atividade em setembro, tendo abrangido 4 Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Peso da Régua, Sta. Marta de Penaguião, Murça e Mesão Frio.
2. Aprendizagem e Desenvolvimento
Esta vertente reúne tudo o que diz respeito aos recursos humanos, físicos, tecnológicos e competências necessários ao desenvolvimento da organização, bem como atende a toda a informação resultante do funcionamento dos serviços. Da análise de todos estes inputs resulta sempre uma aprendizagem que produzirá o impulso para o passo seguinte, que poderá ser de melhoria ou de inovação, potenciado pelo benchmarking/benchelearning que esteja a decorrer.
Este capítulo compila os resultados alcançados ao nível da participação, satisfação e desempenho dos stakeholders (clientes diretos, colaboradores, voluntários, parceiros, fornecedores e financiadores) de todos os serviços. Assim:
Ao nível dos parceiros, existiram 166 destes 22 foram estratégicos.
Em termos de colaboradores, durante o ano de 2022, colaboraram 92 pessoas: 53 pessoas com Contrato de trabalho; 6 em regime de Prestação de Serviços, 33 pessoas
com Medidas ativas de emprego do IEFP (10 CEI+; 3 CEI; 10 Estágios Profissionais; 10 MAREES).
A 31 de dezembro permaneciam 63: 49 Contratos de Trabalho; 4 Prestações de Serviço e 10 Medidas Ativas de Emprego (7 CEI+; 3 Estágios Profissionais).
Quanto a fornecedores, a A2000 envolveu 62, alguns transitaram do ano anterior, porém em dezembro apenas permaneciam 39. Destes, 34 fornecedores submeteram-se a procedimentos de contratação pública via plataforma eletrónica de contratação pública; os restantes fornecedores foram contratados ao abrigo do Ajuste Direto – Regime Simplificado do código dos Contratos públicos.
Quanto aos “Recursos Físicos” mantiveram-se as instalações existentes em 8 concelhos (Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião; Baião, Resende, Armamar, Tabuaço, Murça e Chaves), dos 16 concelhos que constituem a zona de intervenção da A2000 (Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão frio, Mondim de Basto, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Sabrosa, Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Armamar, Lamego, Tabuaço, Resende, Baião).
Foram aprovados e implementados novos projetos: alargamento do território de abrangência do CRIP e, implementação de 1 novo projeto do INR, início de um novo Espaço de Convívio e de um novo serviço – CRI – que abrangeu 4 Agrupamentos de Escolas. Assim, aumentaram e diversificaram-se as fontes de financiamento.
Em 2022, foi aprovado pela Segurança Social o projeto PARES (Programa Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração) para instalação de 2 Lares Residenciais, 1 CACI (Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão) e 2 Residências Autónomas.
Iniciou-se a realização de obras de requalificação da antiga residência dos Salesianos.
Neste capítulo cumpriram-se 69% dos indicadores.
3. Gestão Estratégica
Esta vertente, tradicionalmente, engloba todos os aspetos que garantem a saúde financeira e de sustentabilidade da entidade. Contudo, como a maioria das atividades da A2000 resultam de candidaturas (com princípio e fim) ou de respostas sociais atípicas, cujo financiamento poderá um dia não ser renovado, existe uma fragilidade constante a este nível. É um risco assumido, desde sempre, pelos órgãos de gestão que exige destes um foco na execução dos planos previstos para garantir os financiamentos, uma procura contínua de outras fontes de financiamento – que continuará a marcar o próximo quadriénio – porém, e porque é uma IPSS, todo este foco financeiro decorre, sem que a A2000 se afaste da Missão, valores e princípios éticos que defende e promove.
Neste ano de 2022, com o início da guerra na Ucrânia e com o aumento da inflação, a despesa da A2000 aumentou, paralelamente percebeu-se que o projeto PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) também viu inflacionados os valores previstos para a execução, o que exigiu o recurso à Banca para reunir o financiamento necessário à concretização do projeto.
Os financiadores foram: Fundo Social Europeu (FSE) e o Estado Português (IEFP; ISS; ME(DGEstE); INR); o Município de Peso da Régua; o Município de Sta. Marta de Penaguião; o Município de Armamar; o Município de Tabuaço; o Município de Murça, o Município de Mesão Frio; Município de Alijó; Município de Carrazeda de Ansiães; Freguesias: União de Freguesia de Poiares e Canelas; a União de Freguesias Galafura e Covelinhas; União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel, S. João e Sanhoane); União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Fontes; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem; União de Freguesias de Vila Seca e Sto. Adrião; Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura.
Outros financiadores – mais de 72: autarquias, empresas e particulares que realizaram doações e estão descritos no site da A2000 como “doadores do mês”; e muitos outros , (( cujos montantes, se cifraram abaixo dos 500,00€. (…)
(…) Neste capítulo cumpriram-se 78% dos indicadores.
Por fim, a última parte deste Relatório apresenta a análise das Contas de toda a atividade da A2000, à data de 31 de dezembro de 2022.
Segue-se, neste documento e de acordo com as taxas do Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2022, os resultados obtidos estruturado nas três vertentes acima descritas e de acordo com os 10 objetivos estratégicos, descrevendo-se, para cada um, as taxas relativas a cada indicador.
No global, face à totalidade de indicadores, para o ano de 2022, cumpriram-se 79% dos indicadores.
Contas de gerência 2022
pela análise das Demonstrações Financeiras (Balanço e Demonstração de Resultados por naturezas), à data de 31 de dezembro 2022, auditadas e certificadas legalmente por Revisor Oficial de Contas Independente, verifica-se que:
O rendimento total foi de 2.167.468,59€ (2021, 1.971.997,72€) e a despesa global de 2.055.718,59€ (2021, 1.912.197,30€).
A A2000 recebeu, durante o exercício de 2022, um conjunto de subsídios cujo montante ascendeu a 1.937.612,35€ (2021, 1.798.548,06€).
As Demonstrações Financeiras evidenciam um resultado líquido positivo de 111.750€(2021, 59.800,42€).
O Conselho Fiscal emitiu o competente parecer que o Relatório de Gestão da Direção, as Demonstrações Financeiras e a Aplicação de resultados fossem aprovadas, o que se veio a verificar nesta Assembleia – Geral.
O Relatório e Contas de Gerência 2022 da A2000 é público e está disponível na sua totalidade no site www.a2000.pt.
Marina Teixeira,
Diretora Técnica