E se a oportunidade tivesse uma cara?
E se essa cara fosse um edifício? Ou vários… E se essa cara fosse um lugar? Ou lugares… E se essa cara fosse um conjunto de outras caras?
E se a oportunidade tivesse um nome? Certamente esse nome seria A2000! Uma A2000 que nasce de oportunidades para dar oportunidade a outros. Uma A2000 que cresce, mas que leva todos consigo.
Aqui todos crescemos. Desde o cliente mais novo, ao cliente mais velho. Desde o colaborador mais recente, ao colaborador mais antigo. Desde a pessoa com mais dificuldade, àquela mais capaz.
Aqui concretizamos sonhos e ajudamos a construir vidas melhores. Aqui! Onde pomos o coração naquilo que fazemos e onde damos o nosso melhor. Aqui, onde nos superamos.
Muitos são por vezes os desafios e, na mesma medida, muitas são também as conquistas. Estar na A2000 é sinónimo de atingir metas. Um dos grandes nomes que me inspira dizia o seguinte:
Não procuro os espinhos e aproveito as pequenas alegrias. Se a porta é baixa, curvo-me. Se posso tirar a pedra do caminho, afasto-a. Se for demasiado grande, rodeio-a. (…) É assim que se lida com as dificuldades da vida. Se vos aparecer uma tarefa que parece exceder as vossas forças, não a recuseis. Sorri, procurai meio de a fazer com êxito e atuai depois. Lembrai-vos de que uma dificuldade deixa de o ser, quando nos rimos dela e a enfrentamos. (Baden-Powell, 1908)
É assim que levamos o dia-a-dia nesta casa, a rodear obstáculos e a enfrentar dificuldades. Esse é, sem dúvida, o nosso superpoder e a nossa imagem de marca, saber que tudo podemos se em conjunto nos curvarmos perante todas as portas baixas que no caminho nos aparecerem.
“E a vida deu tantas voltas, tantas que eu não controlei. Mas agora eu sei porquê” (Vibratuna, 2007). Sei que o meu percurso teria de passar por esta casa, uma casa que tão bem me acolheu e acolhe. Uma casa onde me sinto parte de algo maior e onde sei que todo o meu empenho e dedicação podem fazer a diferença. Uma casa onde me é permitido colocar amor em cada tarefa e onde sei que, com o esforço de todos, esta é possível ser realizada. Porque esta é a cara da oportunidade.
Olinda Coutinho,
Psicóloga