A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, desde agosto de 2021 está acreditada como CRI – Centro de Recursos para a Inclusão, pela Direção-Geral de Educação. A qual viu renovada em 2022.
Os CRI, segundo o artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado e republicado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, são:
“Serviços especializados existentes na comunidade, acreditados pelo Ministério da Educação, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos”.
E
“atuam numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva”.
Constituindo objetivo dos CRI “apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade”.
De salientar que a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 influencia e é influenciada pela sua envolvente externa, por isso, a sua Missão transcende a prestação de serviços, na medida em que contribui para a criação de valor social.
A A2000 defende que todos os apoios que disponibiliza devem ajudar a pessoa a exercer o seu direito à autodeterminação, ou seja, o direito de tomar todas as decisões relacionadas com a sua vida. Todo o processo de planeamento é centrado na pessoa, sendo ela quem tem o poder de tomar decisões, apoiada pela sua rede familiar e social e, todos os objetivos, vão de encontro ao que a pessoa atendida pretende para o seu futuro, às suas motivações e desejos.
A A2000 rege-se por dois princípios éticos – a Solidariedade e a Dignidade – por isso, acredita na parceria e disponibilidade das comunidades para cooperar na inclusão, produzindo algo maior e melhor, em total comprometimento com a defesa dos Direitos das pessoas mais vulneráveis, respeitando e contribuindo para a sua Dignificação.
Estes pressupostos pretendem levar ao objetivo central: a otimização da qualidade de vida de cada uma das pessoas acompanhadas pela A2000, independentemente do serviço prestado. Por isso, também o CRI – Centro de Recursos para a Inclusão, segue as mesmas orientações éticas e metodológicas, prestando serviços nas áreas de:
- Psicologia
- Terapia da Fala
- Terapia Ocupacional
- Psicomotricidade
- Fisioterapia
Estes serviços, são prestados atualmente nos agrupamentos de escolas dos concelhos de:
- Peso da Régua
- Mesão Frio
- Murça
- Sta. Marta de Penaguião
E, mais do que promover o desenvolvimento de competências nas crianças, pretende-se que o CRI capacite os contextos escolar e familiar, por forma a criar condições promotoras da inclusão plena.