No âmbito da UFCD 3269- Atividades pedagógicas em creches e jardins de infância- quotidiano da criança, os formandos do Curso 2- Ação 2- Auxiliar de Serviços Gerais fizeram uma pesquisa sobre a importância da creche na vida quotidiana das crianças.
Esta atividade teve como objetivo realçar o papel dos educadores nas atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças que frequentam a creche.
Foi notório o interesse do grupo em participar nesta pesquisa e, simultaneamente, partilhar experiências vivenciadas quer em família quer em formação prática de contexto de trabalho, onde para alguns o público-alvo são crianças.
As creches surgiram no Brasil por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas a trazer igualmente movimentos cívicos de mulheres, que resultaram na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com a principal função de dar assistência, visando apenas o “cuidar”.
Atualmente, a creche é um local onde a criança muito pequena recebe cuidados que ajudam ao seu desenvolvimento emocional, intelectual, social e físico, e em que as necessidades básicas são asseguradas por pessoal competente.
Com esta pesquisa, os formandos aprenderam que os principais eixos de educação numa creche devem ser: o movimento, o brincar e o jogar, a linguagem, a autonomia, a sociabilidade, os sentidos e o pensamento.
Os bebés constroem os seus territórios e as suas identidades a partir dos seus movimentos: deslizar, gatinhar, sentar, ficar de pé e caminhar. Estas formas de movimento fazem com que as crianças consigam ver o mundo a partir de diferentes posições.
A brincadeira surge a partir das relações interpessoais e dos elementos existentes no ambiente.
Brincar é uma atividade vivida sem propósitos e que realizamos de maneira espontânea, atendendo ao nosso reflexo, desejos e emoções, e isto acontece tanto na infância como na vida adulta. É uma forma da criança experienciar o mundo, estimulando a sua criatividade.
No que diz respeito ao brincar e jogar, as crianças entre os 4 e 6 meses tocam-se mutuamente, olham-se, olham as mãos, sorriem ou choram. Dos 6 aos 10 meses, colocam a mão na cara do outro e fazem gestos de carinho, e a partir dos 8 meses aprendem a realizar a mesma coisa juntos, imitam o companheiro e a base da atividade comum pode ser um objeto de que ambos gostem.
A socialização e a autonomia é de extrema importância pois, ao interagirem, as crianças descobrem que existem diferentes modos de fazer coisas. Elas são profundamente influenciadas, começam a estabelecer relacionamentos conscientes com os amigos e aprendem a comunicar. Esta relação com os amigos contribui para o desenvolvimento de competências sociais.
A linguagem é outros dos eixos que fazem parte da educação numa creche. Assim, é necessário conversar muito com o bebé, construir diálogo com conteúdo, com vocabulário rico, com informações e explicar o porquê das coisas. Estar atento à maneira como se fala com a criança, sem simplificar demasiado ou infantilizar.
Finalmente, trabalhar os 5 sentidos com a criança: audição, tato, visão, olfato e audição são os caminhos por onde entram as informações e as sensibilizações. Ampliar experiências com o corpo e os sentidos e estabelecer relações entre eles ativa o pensamento e a imaginação.
Como disse Jean Piaget: “ O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”.
Isabela Lima, formadora
Curso 2- Ação 2- Auxiliar de Serviços Gerais