Avaliação de Satisfação  

Anualmente, a A2000 proporciona a todos os seus stakeholders (intervenientes) possibilidade formal de manifestarem o seu grau de satisfação com os serviços e colaboração da A2000, o que ocorre no final de cada ano. Essa informação é vertida no Relatório Contas, mas neste artigo pretende-se dar uma abordagem mais pictográfica para uma melhor divulgação da informação junto de todos os stakeholders envolvidos nas dinâmicas da A2000.

Saliente-se que a A2000 interagiu diretamente com 1227 stakeholders, na sequência da execução dos seus serviços, designadamente: Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade; Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Centro de Atendimento e Acompanhamento para a Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD); Intervenção Precoce na Infância (IPI); CLDS-4G Murça «Milhões de Esperanças»; Espaços de Convívio para idosos.

Apresentados todos os stakeholders de 2021 segue-se, no ponto 1, a compilação das avaliações de satisfação dos serviços da A2000 efetuadas por cada stakeholder e, no ponto 2, são apresentadas as avaliações de satisfação efetuadas pelos colaboradores da A2000.

1. Avaliação de satisfação dos stakeholders

Neste ponto, resumidamente apresentam-se os resultados das avaliações efetuadas por: clientes, significativos, financiadores, fornecedores e parceiros.

1.1 Avaliação de Satisfação dos Clientes e Significativos

Como se pode verificar pelo gráfico, ambos estão Muito Satisfeitos com os serviços da A2000.

1.2 Avaliação de Satisfação dos Financiadores, Fornecedores e Parceiros

Também a este nível os stakeholders estão bastante satisfeitos na relação estabelecida com a A2000 e respetivo cumprimento de compromissos e objetivos.

2. Avaliação de satisfação efetuada pelos colaboradores da A2000

Os colaboradores da A2000 efetuam várias avaliações: avaliam a sua própria satisfação com a A2000 (enquanto entidade empregadora); avaliam a relação com os parceiros e, no caso dos serviços administrativos, estes também avaliam a satisfação com os fornecedores (com quem interagem diretamente).

2.1 Avaliação de Satisfação dos Colaboradores

Os colaboradores da A2000 avaliam a sua satisfação com a A2000, enquanto organização empregadora, nas seguintes áreas: Capacitação, Motivação, Condições de Trabalho, Descentralização, Ambiente Relacional, Realização Pessoal.

Na generalidade, predomina a satisfação em todas as áreas, mas surgem algumas avaliações negativas, com mais relevo na área da Motivação (questão ligada à Remuneração) e nas Condições de Trabalho (em dois locais de formação, fora da sede). Todas as respostas negativas foram consideradas, e quando a pessoa se identifica é auscultada para melhor se entender/esclarecer, com o objetivo de encontrar soluções.

2.2 Avaliação de Satisfação com os Parceiros, efetuada pelos colaboradores da A2000

Como se pode constatar pelo gráfico à direita, os 122 parceiros corresponderam às expectativas dos colaboradores da A2000 e cumpriram os objetivos estabelecidos em Acordo de Parceria; aliás, 98% dos parceiros superaram esses objetivos, realizando outros que não estavam previstos.

2.3 Avaliação de Satisfação com os fornecedores, efetuada pelos colaboradores da A2000

A A2000 é uma entidade adjudicante nos termos previstos no artigo 2, n. º 2, alínea a) do Código dos Contratos Públicos – Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro, na sua atual redação, pelo que todos os 45 Fornecedores foram contratados de acordo com as regras e procedimentos de contratação pública.

O Chefe da Secretaria avalia, de 0 a 3, cada um dos Fornecedores, em 7 critérios.

Como se pode constatar, predomina a satisfação com os serviços dos Fornecedores, não tendo ocorrido qualquer reclamação. Contudo, em alguns casos, uma nova contratação envolverá algumas mudanças nas condições oferecidas pelos Fornecedores.

2.4 Avaliação de Satisfação com os Financiadores, efetuada pelos colaboradores da A2000

Em 2021, a A2000 teve 20 financiadores: PO ISE; ISS, I.P.; IEFP; INR, I.P.; BPI – Fundação La Caixa; 7 Freguesias; 7 Câmaras Municipais e uma Associação local.

Os 3 principais Financiadores (PO ISE; ISS, IEFP) financiam os principais serviços da A2000 (Formação Profissional, CLDS (até 2023), CAARPD, IPI, CRIP); os Financiadores locais financiam projetos específicos desenvolvidos nas freguesias ou nos concelhos e à medida das necessidades de cada um.

Na generalidade, os colaboradores da A2000 estão satisfeitos com os seus Financiadores, por lhes reconhecerem rigor e compromisso no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Há sempre algumas exceções, principalmente ao nível dos Financiadores Nacionais que não cumprem prazos, desconhecem as especificidades da realidade dos contextos onde operamos e analisam como se todas as realidades fossem a mesma; houve também um Financiador local que não cumpriu todas as premissas do Acordo. Nestas situações, a A2000 reclama pelas vias disponíveis e propõe soluções/alternativas junto do Financiador, sempre com o objetivo de nunca diminuir a qualidade do serviço e responder plenamente às necessidades dos seus clientes.

Em suma, os stakeholders da A2000 estão, na generalidade, satisfeitos com os serviços e as dinâmicas em que se envolveram, contudo surgiram algumas avaliações negativas que contribuem e impulsionam a melhoria continua.

É graças à auscultação e participação dos intervenientes nos serviços da A2000 que, juntos, podemos construir uma realidade mais inclusiva, onde todos se sintam melhor e mais felizes.

Marina Teixeira, Diretora Técnica

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