Nem sempre o que ouvimos ou vemos é o que realmente parece ser…  

Durante o mês de julho, nós, os formandos do Curso 4 – Ação 4 – Auxiliar Infantil, estivemos a refletir e a debater assuntos relacionados com a comunicação com crianças e jovens.

Na UFCD 9638 – Processos de Comunicação com Crianças e Jovens, temos verificado o quão importante é haver clareza e transparência nas mensagens que transmitimos, ou seja, devemos transmitir aquilo que pretendemos de forma clara e direta, seja em conversas pessoalmente, por telefone ou via e-mail. Se começarmos a divagar, o ouvinte irá dispersar ou ficará com dúvidas sobre aquilo que realmente pretendemos comunicar. Devemos pensar com antecedência naquilo que pretendemos dizer e evitar falar excessivamente e de forma confusa.

Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:

¨ Emissor = é aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.

¨ Recetor = é o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.

¨ Mensagem = pode ser um facto, ideias ou até mesmo emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.

¨ Canal = é o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o recetor.

Para colocarmos em prática estas aprendizagens, fizemos o jogo “O Telefone Avariado”. Com este jogo, divertimo-nos bastante, refletimos sobre a forma como comunicamos e identificámos os pontos negativos de uma má emissão e receção da mensagem, mas também aprendemos que nem sempre o que ouvimos ou vemos é o que realmente parece ser. Às vezes julgamos uma pessoa pela forma de rir, de falar, pela aparência, pela forma de se comportar, apenas porque alguém nos contou… Temos que ter cuidado com as fofocas, notícias e os comentários que dizem por aí, pois até numa história simples é fácil haver divergências de informações.

Curso 4 – Auxiliar Infantil

Raquel Santos, Formadora

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content