A planificação e a concretização de trabalhos manuais  

Os formandos do Curso de Formação Contínua – Auxiliar Infantil, a decorrer em Armamar, iniciaram no decorrer do mês de abril 3 UFCD’S.

A UFCD 9637 – Planificação de Atividades Educativas com Crianças e Jovens tem uma componente teórica e uma componente de prática simulada. Nesta última, o objetivo é que os formandos planifiquem e depois concretizem várias e diversificadas atividades que poderão realizar com crianças/jovens no âmbito escolar. Assim, têm sido realizadas diversas atividades abordando vários temas ,tais como a primavera ou a Páscoa. Estas atividades são sempre definidas de acordo com os interesses dos clientes, pois é-lhes questionado o tipo de atividade que gostariam de aprender. Perante a opinião dos formandos, estas atividades são muito interessantes e estimulantes para eles, porque desenvolvem o espírito de grupo, trabalham a motricidade fina e a imaginação/criatividade, e o tempo passa muito mais rápido nas sessões.

Na UFCD 9638 – Processos de Comunicação com Crianças e Jovens, os formandos aprenderam que a boa comunicação é primordial para a eficácia de qualquer organização ou grupo, e que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Aprenderam também que devemos manter a transparência na comunicação, pois falar disto não significa apenas ter clareza nas informações, mas estar aberto ao diálogo, saber ouvir e considerar as demandas vindas dos interlocutores. Ou seja, o objetivo é obter um bom fluxo de comunicação entre os intervenientes.

Na UFCD 9639 – Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens, abordou-se a planificação, as regras e rotinas de uma sala de jardim de infância e creche, entre outras coisas importantes.

Mas o que os formandos mais gostaram de fazer foi as várias atividades de expressão plástica. Os materiais utilizados foram, sempre que possível, reciclados de forma a promover a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), apelando para que os formandos se tornem cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

Os formandos referem estar a gostar muito desta formação e querem “continuar a aprender e a viver novas experiências”.

Ação 3 – Auxiliar Infantil

Sofia Barros e Raquel Santos, Formadoras

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