(07/09/2000 a 07/09/2024)
No dia 7 de setembro do ano 2000, em Santa Marta de Penaguião, “nascia” a Associação 2000 de Apoio a Desfavorecidos – A2000, fundada por um grupo de 9 pessoas (Marina Teixeira, António Ribeiro, Sandra Pereira, Soledade Mesquita, Alice Mesquita, Preciosa Lousada, Armandina Pereira, Inês Relva e Aníbal Prior) que, apesar da “tenra” idade da maioria deles, tiveram a vontade, a coragem e a audácia de arriscar… queriam e achavam que conseguiam mudar o mundo!
Uns meses mais tarde, em reunião da Assembleia Geral, deliberou-se alterar o nome para Associação 2000 de Apoio ao desenvolvimento – A2000, retirando totalmente algum cariz negativo que a palavra “desfavorecidos” poderia representar.
Desse grupo dos fundadores iniciais, mantiveram-se até hoje na Associação 5 pessoas (António Ribeiro, Marina Teixeira, Soledade Mesquita, Manuela Santos e Aníbal Prior) que ainda pertencem aos órgãos sociais e/ou trabalham na A2000.
Hoje, a A2000 tem sede em Poiares – Peso da Régua e instalações em mais 7 concelhos (Armamar, Tabuaço, Baião, Resende, Murça, Carrazeda de Ansiães e Chaves). É constituída por 1348 sócios, 67 colaboradores, mais de 1000 utentes / clientes e intervém em 16 concelhos (Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Mondim de Basto, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Sabrosa, Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Armamar, Tabuaço, Resende e Baião). Conta com 25 parceiros estratégicos e 120 parceiros funcionais.
A A2000 insere-se no 3º setor e tem em atividade as seguintes valências / projetos: Intervenção Precoce na Infância (IPI); Centro de Recursos para a Inclusão (CRI); Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD); Formação Profissional para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Espaços de Convívio para pessoas idosas; Desporto Adaptado e outros Projetos cofinanciados pelo INR e pelas autarquias.
Durante esta grande aventura de 24 anos, passámos por muitas coisas boas e algumas (muito poucas) coisas más. Muitas vezes tivemos medo, mas continuámos, arriscámos tudo e mais, fomos ao limite, expandimos, crescemos e fomos revolucionários. Fomos capazes de construir um castelo com todas as pedras do caminho. E que grande castelo este!
Confesso, e até arrisco falar por toda a equipa que está connosco, que fomos muito malucos, que o continuamos a ser, que somos teimosos e que aqui estamos (ao fim de 24 anos) contra muitos poderes instalados e se calhar pouco democráticos! Parece que temos que voltar a arriscar tudo e isso volta a dar medo, e um medo ainda maior, por termos uma consciência mais refinada do que há 24 anos.
Mas confesso também, e volto a arriscar falar em nome de todos vós, de toda a equipa e de toda a «família» A2000, que somos donos da maior vontade do mundo e de uma audácia sem limites, que nos impulsiona com a tenacidade suficiente para a concretização do projeto PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração), cuja obra está em andamento e que se vai materializar no apoio a mais 100 pessoas com deficiência e incapacidade e na criação de 55 novos postos de trabalho, através da entrada em funcionamento, prevista para o segundo semestre do ano 2025, de 2 Lares Residenciais, 1 CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e 2 RAI (Residências de Autonomização e Inclusão).
E não parámos por aqui! Estamos já a trabalhar e a finalizar o projeto de execução, que dará origem ao concurso público, para a construção de raiz de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que irá acolher 30 pessoas e significará a criação de mais 15 postos de trabalhos. É nossa previsão que este equipamento estará pronto, no limite, em fevereiro de 2026.
Apesar desta vontade enorme e de medo quase maior, seguimos em frente com mais ousadia do que nunca, com enorme esforço e a confiança que sempre tivemos, porque aquele grupo de 9 fundadores cresceu e multiplicou-se e hoje somos realmente unidos, fortes e arrojados o suficiente para chegarmos onde quisermos!
Tem sido sempre assim, mas nunca foi realmente nada fácil, embora pareça!
Muito obrigado a todas as pessoas que fizeram parte desta narrativa de 24 anos (utentes/clientes, trabalhadores, membros dos Órgãos Sociais, fornecedores, doadores e financiadores). Continuamos a precisar de todos!
Vivam todas estas pessoas! Viva a A2000!
Este ano, devido aos enormes desafios que se apresentam, pelas obras de requalificação dos edifícios da sede e os outros projetos já referidos, a Direção decidiu guardar a festa “de arromba” para o 25º aniversário que acontecerá no próximo ano e vai coincidir com a inauguração do edificado pelo projeto PARES 3.0 e a celebração dos novos Acordos com a Segurança Social.
António Ribeiro, Presidente da Direção da A2000