2021 a começar no CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Visitas domiciliárias das técnicas do CLDS aos clientes; cartazes de atividades diversas

O mês de janeiro no CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças arrancou com a Atividade 14 “Divers’Idades”, inserida no Eixo III de Intervenção – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

Por todo o país, as pessoas costumam “cantar as janeiras”, “cantar os Reis” ou as “reisadas”, de porta em porta. Não podendo cumprir-se a tradição nos moldes habituais, a fim de celebrar o Dia de Reis, um grupo de jovens voluntários do Projeto fez chegar as janeiras aos mais velhos por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Como forma de agradecimento, vários participantes das aldeias do concelho presentearam as técnicas do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças com quadras e cânticos alusivos a este dia.

Janeiro, como todos sabemos, foi também sinónimo de um novo confinamento. O agravamento da crise sanitária levou o Governo a endurecer as restrições à circulação de pessoas, regressando o dever de recolhimento domiciliário a partir do dia 15 de janeiro. A ser assim, a equipa do CLDS-4G Milhões de Esperanças lançou a campanha “Confinar… em BOM!”, em que desafia, todos os dias, a população de Murça a executar uma atividade ligada à alimentação, ao exercício físico, às relações sociais, à cultura, à jardinagem ou outras temáticas variadas. Esta iniciativa será levada a cabo até ao fim do confinamento, com o intuito de manter a comunidade ativa e ocupada, sem sair do seu lar.

Uma vez que os Projetos CLDS-4G foram considerados “serviços essenciais” de apoio social e apesar das medidas de confinamento, a equipa continuou a desenvolver algumas das atividades, sendo reorganizadas as suas regras de funcionamento. Assim, continuam a decorrer a Atividade 1 – Transform’Arte, a Atividade 2 – Abrir Caminhos, a Atividade 7 – Oficina Construir Futuros, a Atividade 9 – TAPS (Treino e Aconselhamento Psicossocial) e a Atividade 12 – Espaço Sénior do Plano de Ação do CLDS. Desta forma, a equipa do Projeto continua ao dispor dos seus destinatários, sem nunca comprometer a segurança dos mesmos.

Beatriz Ermida

Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content