1º Encontro de Dirigentes de IPSS’s

Sessão de abertura do encontro

No passado dia 9 de junho decorreu no Centro Social da Nossa Srª do Extremo (Tourencinho – Vila Pouca de Aguiar), o 1º encontro de dirigentes/IPSS’s do distrito de Vila Real, promovido pela União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS).

O encontro teve como principal finalidade discutir as dificuldades que as Instituições enfrentam neste momento e o que estão a fazer para as ultrapassar; anseios, projetos de renovação e dinamização da área social em que as IPSS’s estão inseridas e sustentabilidade/qualidade das mesmas.


O debate contou com a presença de várias figuras ilustres, entre as quais o Dr. Eleutério Alves, representante da CNIS; Prof. Luís Correia, presidente da UDIPSS; o Dr. Jaime Balsa, diretor do Centro de Emprego de Vila Real; Sr. Valdemar Mota, presidente da Casa do Povo de Godim; Dr. Manuel Machado, presidente da direção do Centro Social da Nossa Srª do Extremo; Padre Joaquim da Costa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cerva e presidente do Centro Social e Paroquial de Limões; o Sr. Normando Alves e Sr. António Ribeiro.


Estiveram presentes neste encontro 43 dirigentes representando 26 Instituições.


Abriu a sessão o Dr. Manuel Machado, seguiu-se a intervenção do Prof. Luís Manuel Dinis Correia, o orador manteve ao longo do debate um papel de orientador e moderador.


Para a apresentação das temáticas sustentabilidade/qualidade foram convidados os Sr. Normando Alves, Presidente da Casa do Povo de Vilarandelo; e o Sr. António Ribeiro, Presidente da Direção da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000.


O Sr. Normando Alves transmitiu informações gerais sobre o processo de qualificação da Casa do Povo de Vilarandelo, no âmbito da Certificação de Qualificação Nível B da Segurança Social e da norma NP EN ISO 9001, de forma a auxiliar as instituições presentes, que pretendam desenvolver este mesmo processo. A apresentação do Sr. António Ribeiro evidenciou a importância de sócios e quotas na sustentabilidade da A2000, em face do atual contexto socioeconómico, demonstrando que se trata de uma estratégia que não implica qualquer tipo de investimento.


Seguiu-se um debate livre, em que todos tiveram a oportunidade de participar.


Durante o debate, os dirigentes das várias IPSS’s ali representadas, tiveram oportunidade de trocar dificuldades, experiências e vivências sentidas nas suas organizações.


O encontro terminou com um almoço convívio oferecido pelo Centro Social da Nossa Srª do Extremo.

Aurora Gouveia,

 Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content