O mês de setembro foi pautado pela comemoração do 18º aniversário da A2000 em vários locais: dia 7 em Santa Marta de Penaguião em conjunto com os clientes e parceiros de Vila Real; dia 14 em Chaves, em conjunto com Vila Pouca de Aguiar; dia 21 em Resende, em conjunto com Baião; dia 28 em Tabuaço, em conjunto com Armamar.
Em Santa Marta de Penaguião, no dia 7 de setembro, no Fórum de Atividades do concelho, a festa de aniversário contou com a presença de cerca de 150 pessoas. No seu discurso o Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, agradeceu a presença de todos referindo, a propósito dos 18 anos, que “Somos maiores e (os) maiores!”. Enalteceu o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da A2000 (referindo que são “os melhores”), pois apenas é possível ter a dinâmica da A2000 – que atua com várias respostas numa vasta zona (15 concelhos de 3 distritos) – com a dedicação e o profissionalismo de pessoas que “vestem diariamente não a camisola, mas a farda completa”. O Presidente da A2000 sublinhou a importância de todas as parcerias com os Municípios e demais parceiros de toda a zona de intervenção, destacando a excelente relação de trabalho com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e, virando-se para a Sr.ª Vice-Presidente, Dr.ª Sílvia Silva, pediu a cedência duma sala na Escola Primária de S. João de Lobrigos para que a A2000 possa melhorar as condições de funcionamento do serviço CAARPD, cuja sala de atividades funciona atualmente na Escola E.B 2, 3 de Santa Marta de Penaguião.
No dia 14 de setembro Chaves e Vila Pouca de Aguiar recebeu-nos, no Centro de Formação Profissional – IEFP de Chaves, para a comemoração do aniversário contando com a presença de cerca 50 pessoas. “Se o nosso trabalho for bom, nós melhoramos o que está a nossa volta” assim se baseou o discurso proferido pelo Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, depois de agradecer a presença de todos. Reforçou as palavras da Diretora Técnica da A2000, Dr.ª Marina Teixeira enaltecendo o esforço que os formandos fazem todos os dias e, a força de vontade, em melhorar a qualidade de vida, assim como o percurso profissional, destacando que os verdadeiros heróis são os clientes da A2000. A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Chaves, Dra. Paula Chaves proferiu palavras de agradecimento pelo trabalho desenvolvido na região pela A2000, sendo uma mais-valia para o concelho. Salientou a disponibilidade da Câmara para a inclusão profissional dos formandos que frequentam atualmente a A2000.
Dia 21 de setembro foi a vez de Resende e Baião festejar o 18º Aniversário da A2000 com aproximadamente 50 pessoas, no Seminário Menor de Resende.
O Presidente da A2000, António José Ribeiro, usou da palavra e agradeceu a presença e o apoio às várias entidades e empresas que têm colaborado com a A2000 na formação e emprego de pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), residentes nos concelhos de Resende, Baião e limítrofes, referindo que assim têm participado na implementação das politicas públicas de inclusão social. Aquele responsável distinguiu o trabalho e a parceria dos Municípios de Resende e Baião com a entrega de uma medalha da A2000. As representantes da Câmara Municipal de Baião e de Resende, enalteceram durante o seu discurso, o trabalho desenvolvido na região pela A2000, assumindo que esta é uma mais-valia para os seus concelhos. Salientaram ainda a disponibilidade dos Municípios para a inclusão profissional dos formandos que frequentam atualmente a A2000.
Finalizaram-se as comemorações, no dia 28 de setembro, na Biblioteca Municipal de Tabuaço onde se reuniram os clientes e parceiros de em Tabuaço e Armamar.
A Diretora Técnica da A2000, Marina Teixeira deu as boas vindas aos convidados e sensibilizou os presentes para a grande necessidade / responsabilidade de cada um de nós em contribuir para uma sociedade mais justa. O Presidente da A2000, António José Ribeiro, usou da palavra e agradeceu a presença e o apoio às várias entidades e empresas que têm colaborado com a A2000 na formação e emprego de pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), residentes nos concelhos de Armamar e Tabuaço e limítrofes. Salientou, ainda o trabalho excelente e o empenho que os colaboradores colocaram na implementação do GAPRIC nos dois concelhos, confirmando a continuação do projeto para 2019 com o apoio financeiro dos Municípios de Tabuaço e Armamar. Distinguiu o trabalho e a parceria com aqueles através da entrega de uma medalha da A2000 ao Presidente do Município de Tabuaço e à Vereadora da Câmara Municipal de Armamar. O Presidente do Município de Tabuaço e a Vereadora da Câmara Municipal de Armamar enalteceram, durante o respetivo discurso, o trabalho desenvolvido na região pela A2000, assumindo “que anteriormente era um vazio que existia nos dois concelhos”. Salientaram ainda a necessidade de garantir a igualdade de oportunidades para todos e que o trabalho e estratégias em conjunto tornam as ações da A2000 um sucesso.