Neste mês de maio demos continuidade à realização de atividades de animação no âmbito da UFCD 3542 – Animação no Domicílio e em Instituições – Técnicas e Atividades. Após uma chuva de ideias, em grande grupo, escolhemos a realização de algumas atividades de costura e culinária.
Escolhemos a culinária porque devemos incentivar os idosos a realizar atividades culinárias e a partilhá-las com as pessoas com quem convivem – filhos, netos e amigos. É uma forma prazerosa de partilhar receitas com as gerações seguintes e também um momento de convívio e socialização. Tendo em conta as capacidades físicas e cognitivas dos idosos, escolhemos atividades simples e rápidas. Fizemos um refresco de limão e hortelã para acompanhar o bolo da caneca de chocolate, pipocas e folhados doces recheados de compota de morango e folhados mistos (queijo e fiambre) acompanhados de café e chá.
Costurar é uma atividade que requer foco e atenção, logo contribui para uma melhoria na capacidade de concentração do idoso. Costurar é também uma forma de comunicação não-verbal e uma excelente forma de dar asas à imaginação e aumentar a capacidade de abstração. A costura é uma atividade interessante para os idosos, pois melhora ligeiramente a destreza psicomotora dos mesmos, ajudando-os a ficar com os movimentos mais firmes e precisos. No domínio da costura, decidimos fazer o aproveitamento de tecidos para costurar várias bolsas – telemóvel, dinheiro, cartões, lenços de papel…
Todas as pessoas precisam de realizar atividades de lazer, especialmente os idosos, pois vivem uma fase delicada em que os cuidados aumentam, bem como a solidão. Nesta idade mais avançada, já enfrentaram grandes lutas e batalhas e, agora, é hora de aproveitar a vida. É bonito e saudável aproveitar os últimos dias de vida de forma alegre, descontraída e feliz.
Curso 5 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto, Formadora