Brincar na Terra

“Brincar na terra” devia ser uma regra para um crescimento e envelhecimento saudável. O mexer na terra, o cultivo ou o cuidar de uma planta, o decorar em que época se planta ou se apanha um determinado legume ou fruta, o deixar para as gerações seguintes uma vinha ou uma árvore, são exemplos que nos podem proporcionar melhoria da nossa qualidade de vida. Alivia o stress e a ansiedade, melhora a memória, estimula o exercício e ainda aumenta a nossa autoestima!

Este foi o mote para os formandos do curso a decorrer em Carrazeda de Ansiães – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, trabalharem um dos objetivos da UFCD 3542 – Animação no domicílio e em instituições – técnicas e atividades. Neste âmbito, abordou-se os benefícios da jardinagem para os idosos, mas não se pode falar da terceira idade sem falar da infância e do hoje. A vida é feita por fases e momentos e tudo isso forma um conjunto de sentimentos, pensamentos e opiniões relativos a determinados assuntos.

No decorrer das sessões desta UFCD, após se ler e analisar um texto informativo sobre jardinagem, realizou-se uma ficha de trabalho de apenas três perguntas, mas com grande impacto. Três simples perguntas que fazem pensar e refletir como mudamos ao longo dos anos. Após o preenchimento individual das respostas, partilhou-se as mesmas em grande grupo. Concluiu-se que a maioria dos presentes na sala quando eram miúdos viam “o mexer na terra” como algo divertido e hoje, já crescidos veem como obrigação e trabalho.

No entanto, após um grande diálogo, todos chegaram à conclusão que mesmo ao ver como obrigação e trabalho aquele momento em que estão na horta ou jardim, é um momento que se esquecem dos problemas, que fazem algum exercício e claro, sabe tão bem colher e comer o que se plantou!

Curso 10- Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Joana Martins, Formadora

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content